O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) condenou o Boavista com a perda de sete pontos pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme. Com isso, o time de Saquarema deixa de ocupar a nona colocação com seis pontos para ser lanterna da Taça Guanabara com um ponto negativo e passa a correr grande risco de rebaixamento para segunda divisão do Estadual. Além da perda de pontuação, o Boavista também foi multado em R$ 1 mil. Ainda cabe recurso no TJD-RJ.
O processo foi movido pelos clubes Madureira e Bangu, que acionaram a Procuradoria do TJD-RJ e julgado, nesta quarta-feira, pela 5ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ. O volante, Ryan foi expulso na última rodada da edição passada da Taça Guanabara, na partida contra a Portuguesa-RJ, e foi julgado pegando gancho de cinco partidas. Ainda no ano passado, ele foi transferido para o sub-20 do Fortaleza e não precisou cumprir a punição, pois a pena é de âmbito Estadual.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Screenshot_20220217-194806_Instagram.jpg)
Nesta temporada, Ryan retornou para o Boavista e foi regularizado para disputar o Campeonato Carioca. Ele ficou no banco de reservas na estreia contra o Botafogo, mas entrou no segundo tempo contra o Vasco e Flamengo.
Na defesa o Boavista alegou que o jogador cumpriu a suspensão de cinco partidas pelo Carioca Sub-20, mas o argumento não foi acatado. A decisão unânime se baseou no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que não prevê pontos aos adversário. Desta forma, nem Vasco ou Flamengo, que enfrentaram o volante, ou o Madureira e o Bangu, que fizeram a denúncia, vão ser beneficiados com os pontos retirados do Boavista.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)