Campeonato Brasileiro

Brasileirão 2023: Artilheiros até o momento

Tiquinho Soares (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Com a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 chegando ao fim, já temos uma primeira impressão das equipes e dos jogadores que estão se destacando nesta edição. Afinal, praticamente metade do 1º turno já ficou para trás.

Alguns atletas largaram na frente e assumiram as primeiras posições na artilharia do torneio. A lista não chega a ser surpreendente, mas alguns nomes parecem estar faltando nela. Por isso, vamos ver a seguir quem são os artilheiros do torneio, mas também daremos uma olhada em outros destaques — positivos e negativos — do Brasileirão 2023.

Artilheiros do Campeonato Brasileiro até a 9ª rodada

Com apenas 9 rodadas disputadas até agora, é claro que muita coisa pode mudar até o fim do campeonato. Ou seja, os fãs de apostas esportivas não podem ainda confirmar que estes jogadores irão manter este nível de desempenho até o final do campeonato. No entanto, eles já estão acumulando uma gordurinha no topo da lista de artilheiros do Brasileirão, o que aumenta suas chances até o final da disputa.

Confira a seguir quem está no topo, por enquanto:

● Tiquinho Soares (Botafogo): 6 gols

● Hulk (Atlético Mineiro) e Roger Guedes (Corinthians): 5 gols cada

● Raphael Veiga (Palmeiras), Jonathan Calleri (São Paulo), Thiago Borbas (RB Bragantino) e Artur (Palmeiras): 4 gols cada

Vamos conferir melhor o desempenho dos principais artilheiros:

Tiquinho Soares (Botafogo): 6 gols

A liderança do Botafogo até o momento se deve em grande parte aos gols de seu centroavante. Tiquinho Soares é o artilheiro isolado do campeonato até agora, com 6 gols em 8 partidas. Como se não fosse o suficiente, ele também já deu 3 assistências. Ou seja, ele tem mais participações em gols do que jogos disputados.

Tiquinho chegou ao Botafogo na metade de 2022, após muitos anos fora do país. Aos 32 anos, ele soma passagens por equipes de Portugal, China e Grécia. Antes de experimentar algum sucesso fora do país, ele havia passado por mais de 10 equipes de diversas partes do Brasil. No entanto, começou a ficar mais conhecido agora, aos 32 anos de idade, graças ao início arrasador nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Hulk (Atlético Mineiro): 5 gols

O Atlético Mineiro ainda está longe do brilho demonstrado em 2021, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, tendo Hulk como seu grande destaque. No entanto, o time não pode reclamar do seu principal craque. Em 9 partidas, ele marcou 5 gols e ainda deu 2 assistências — o suficiente para manter o Galo no G4, perseguindo o líder, Botafogo.

O veterano Hulk dispensa apresentações. Aos 36 anos de idade, ele registra em sua carreira passagens marcantes pelo Japão, Portugal, Rússia e China. Isso sem falar, claro, no próprio Atlético Mineiro. Mesmo sem tanto brilho pela Seleção Brasileira, ele disputou uma Copa do Mundo em 2014. Com força física, técnica e um chute potente, o atleta tende a ser um dos destaques do Brasileirão deste ano — mais uma vez.

Roger Guedes (Corinthians): 5 gols

A vida dos corintianos não anda muito fácil neste início de Brasileirão. Até a 9ª rodada, o time tem sofrido para se manter fora da zona de rebaixamento. E um dos responsáveis por não deixar a situação piorar ainda mais é o atacante Roger Guedes. Foram dele os 2 gols que garantiram a importante vitória contra o Fluminense, por 2 a 0. Ele também foi decisivo na vitória contra o Cruzeiro e no empate contra o São Paulo.

O jogador de 26 anos tem tido altos e baixos desde a sua chegada ao Timão, em 2021. No entanto, recentemente ele tem se mostrado cada vez mais importante como principal peça de ataque da equipe. Originalmente, era esperado que ele se destacasse mais pelas assistências, mas este início de Brasileirão acabou reservando um papel diferente para o jogador.

Outros destaques

Mesmo atrás nas estatísticas, outros jogadores têm se destacado pelos números e pelo futebol apresentado em suas equipes até o momento no Brasileirão 2023.

No Palmeiras, que não tem jogado com um centroavante clássico há algum tempo, Raphael Veiga e Artur têm dado conta do recado. Até o momento, cada um tem 4 gols marcados no Campeonato Brasileiro.

No São Paulo, o principal destaque é o argentino Jonathan Calleri, também com 4 gols anotados até a 9ª rodada.

Já a principal surpresa do campeonato é o atacante uruguaio Thiago Borbas, do Red Bull Bragantino. Aos 21 anos de idade, em sua primeira temporada no futebol brasileiro, ele já anotou 4 gols em apenas 7 partidas disputadas no torneio.

Quem ainda está devendo

Sentiu falta de algum nome entre os artilheiros? É normal que alguns jogadores entreguem menos do que se espera deles. Mas há nomes que chamam a atenção pela ausência na lista de goleadores até a 9ª rodada.

O craque uruguaio Luis Suárez, por exemplo, ainda não somou números expressivos no Brasileirão. Por enquanto, ele tem 2 gols e 2 assistências na competição.

No Rio de Janeiro, chamam a atenção os centroavantes Pedro (Flamengo) e Germán Cano (Fluminense), com apenas 2 gols cada até a 9ª rodada — sem contar a partida entre Flamengo e Vasco.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo