Z - Agência ENM

Brasileiros estreiam na Copa do Mundo de Vela com um segundo lugar

Brasileiros na regata (Reprodução SSL Gold Cup)

Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas-de-final da SSL Gold Cup, com um total de quatro regatas planejadas, sendo uma por dia e a última com pontuação dobrada.

A Seleção Brasileira de Vela fez sua estreia na SSL Gold Cup – Copa do Mundo da Vela, conquistando a segunda posição nesta terça-feira (21), em Gran Canárias, na Espanha.

O barco, liderado por Robert Scheidt, foi superado pela Lituânia, que se sagrou vencedora da prova.

O Tahiti ficou em terceiro, seguido pela Polônia em quarto. Atualmente, as disputas estão na fase de oitavas-de-final.

Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas-de-final da SSL Gold Cup, com um total de quatro regatas planejadas, sendo uma por dia e a última com pontuação dobrada.

O Brasil acumulou 3 pontos pelo segundo lugar, enquanto a Lituânia conquistou 4.

”Eu acho que foi um bom início para nós. Na primeira regata, que foi anulada, estávamos liderando, fizemos uma boa largada, mas o vento diminuiu muito”.

”E a segunda foi bem difícil, pois estávamos vindo um pouco de terra. Não saímos bem, mas recuperamos”, explicou Robert Scheidt.

A prova inicial foi caracterizada por vento fraco e variável, não ultrapassando 5 nós na direção sul da ilha espanhola.

Na primeira tentativa, os brasileiros tiveram uma boa largada e lideravam com conforto, mas a comissão decidiu cancelar a regata.

Na segunda largada, ainda com vento fraco, os adversários equilibraram a disputa, e os brasileiros competiram pelo segundo lugar contra os atletas do Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa.

”Foi um bom dia para nossa tripulação, porque o primeiro dia de campeonato sempre tem aquela tensão da estreia, né?”

”Ninguém sabe muito bem o que esperar. Mas eu acho que velejamos bem, sempre há algo a evoluir a cada dia, então vamos fazer uma boa reunião hoje, tentar melhorar as coisas que podemos aprimorar para amanhã.”

Nesta quarta-feira (22), os quatro barcos voltam a se enfrentar no Real Club Náutico de Gran Canaria.

As regatas podem ser acompanhadas no site https://www.youtube.com/@Starsailors, com início às 9h do Brasil.

”Para uma estreia, o resultado foi bom, temos que ficar ligados lá na frente, pois só tem pedreira mesmo”.

”Hoje conseguimos salvar um segundo lugar, importante somar pontos e ficar entre os dois primeiros”, contou Juninho de Jesus.

A equipe brasileira para a prova de abertura foi composta por Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Gomes, Henry Boening, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt. Os suplentes foram Henrique Wisni e Pedro Trouche.

A Argentina venceu sua regata do dia, deixando Hungria, EUA e Malásia para trás, nesta ordem. O Chile não se saiu bem, ficando em último na prova de estreia das oitavas. A Suíça foi a vencedora. Os portugueses também ganharam a rodada de estreia.

Tabela:
1º – Lituânia – 4 pontos
2º – Brasil – 3 pontos
3º – Tahiti – 2 pontos
4º – Polônia – 1 ponto

Numeração:
1 Alfredo Rovere
2 Juninho de Jesus
3 Henrique Gomes
4 Henry Boening
5 Gabriel Borges
6 Mario Tinoco
7 André Fonseca
8 Gabriel Kieling
9 Martine Grael
11 Pedro Trouche
10 Robert Scheidt
CEO: Bruno Prada

Assim como nas principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup é um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47.

O barco brasileiro recebeu o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiam a equipe, além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes.

A parceria entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo