Em sua quarta temporada seguida na elite do futebol brasileiro, o Ceará tem o segundo melhor início no Brasileirão na era dos pontos corridos, somando 13 pontos nas nove primeiras rodadas, com três vitórias e quatro empates. A primeira melhor campanha aconteceu em 2010, quando o Vovô conquistou 18 pontos nos primeiros nove jogos do Série A do Campeonato Brasileiro, tendo cinco êxitos e três empates.
LEIA MAIS
‘A vitória é o mais importante’ afirma Guto Ferreira após triunfo do Ceará contra o Juventude
Atuações ENM: Gabriel Lacerda marca novamente e Saullo Mineiro se isola na artilharia do alvinegro; veja notas
O êxito de 2 a 0 sobre o Juventude, na noite do domingo (4), não apenas deu uma tranquilidade maior ao técnico Guto Ferreira, que vinha sob pressão devido à falta de vitórias. Os gols de Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda diante do time gaúcho fizeram o Vovô chegar aos 13 pontos na disputa, oitavo lugar no Brasileirão, e ter o segundo melhor começo na Primeira Divisão Nacional no novo módulo da competição, sendo disputada rodada a rodada com outras 19 equipes.
Essa campanha fica atrás apenas de 2010, quando o Alvinegro, que acabava de retornar à elite após 16 anos, somou 18 pontos nos primeiros nove confrontos vencendo Fluminense, Vitória, Cruzeiro, Avaí e Atlético-MG e empatando com Santos, Goiás e Corinthians. Foi derrotado apenas por Internacional.
Onze anos depois, obtendo o segundo melhor início no Brasileirão, a equipe cearense não conseguiu ter um começo tão bom quanto de 2010. No entanto, mesmo assim, tem passado por cima das dificuldades de perder jogadores lesionados e com Covid-19 e fez 13 pontos em nove partida, somados em vitórias sobre Grêmio, Atlético-MG e Juventude e empates com Chapecoense, Internacional, São Paulo e RedBull Bragantino. Nessa sequência, sofreu revés para o Santos e Bahia.
Pior início fica com o ano de 2018, quando o Vovô não conseguiu vencer nenhum dos seus nove primeiros adversários na competição, somando apenas três pontos em empates com São Paulo, Corinthians e América-MG. Sofrendo derrotas para Santos, Flamengo, Vitória – que culminou na demissão de Marcelo Chamusca -, Chapecoense e Cruzeiro.
Veja abaixo o desempenho do Ceará no Brasileirão nas nove primeiras rodadas em todas as cinco temporadas.
– 2010
9 jogos – 18 pontos
5 vitórias, 3 empates, 1 derrota
3º lugar
– 2011
9 jogos – 11 pontos
3 vitórias, 4 derrotas e 2 empates
13º lugar
– 2018
9 jogos – 3 pontos
0 vitórias , 6 derrotas e 3 empates
20º lugar
– 2019
9 jogos – 10 pontos
3 vitórias, 3 derrotas e
13º lugar
– 2020
9 jogos – 10 pontos
7 derrotas, 3 vitórias e 2 empates.
14º lugar
– 2021
9 jogos – 13 pontos
3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
7º lugar