Futebol Internacional

Clubes ingleses ameaçam boicote à Copa das Nações Africanas por casos de Covid

FOTO: Alex Pantling/Getty Images

O avanço da variante ômicron da Covid-19 tem sido um fator de preocupação no Reino Unido e atingiu em cheio os clubes da Premier League. Durante essa semana, o Manchester United foi um dos que mais sofreu com o surto da doença, mas cerca de 42 pessoas envolvidas com outros clubes também foram infectadas. A situação pode gerar um boicote dos clubes ingleses na liberação de seus jogadores para a disputa da Copa das Nações Africanas, prevista para começar no dia 09 de janeiro.

A realização da competição, que já foi adiada duas vezes, preocupa os ingleses que, além de perderem seus jogadores por mais de um mês, poderiam sofrer com um novo surto da doença trazido por aqueles que forem ao território africano neste período. De acordo com as informações do jornal inglês “The Sun”, a Associação Europeia escreveu à Confederação Africana de Futebol e à Fifa sobre suas preocupações com a segurança dos jogadores.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Além desta manifestação oficial, os clubes ameaçaram não liberar os seus jogadores para a competição, caso alguns princípios que garantam a segurança e a saúde dos jogadores não sejam cumpridos. Ao todo, são 40 estrelas do futebol africano disputando a Premier League e, em caso de não liberação, o torneio poderia sofrer um grande impacto.

Confira o que diz a carta:

“A pandemia e as implicações associadas levantaram três preocupações fundamentais para os clubes quando se trata da liberação de jogadores para seleções nacionais.

Em primeiro lugar, o dever dos clubes de garantir o bem-estar de cada um dos jogadores é devidamente protegido. Em segundo lugar, os clubes não são obrigados a ficar sem jogadores para as partidas das competições de clubes.

Terceiro, que todos os jogadores retomem suas atividades com seus clubes seguindo as obrigações nacionais em tempo hábil, de acordo com as regras aplicáveis.

Os três princípios acima referidos têm de ser estritamente respeitados e, caso não seja este o caso, os jogadores não sejam dispensados ​​para funções de seleção nacional.

No momento, esses três princípios correm o risco de não serem respeitados em conexão com os próximos lançamentos de janeiro.

Para alguns clubes que devem liberar jogadores, incluindo clubes ingleses e franceses, os jogos das competições domésticas devem ocorrer até o início de janeiro e, portanto, a sobreposição das datas de lançamento da AFCON de 2022 (com chamadas a partir de 27 de dezembro) são incontroláveis.

No que diz respeito aos protocolos aplicáveis, pelo que sabemos, a CAF ainda não disponibilizou um protocolo médico e operacional adequado para o torneio AFCON, na ausência do qual os clubes não poderão dispensar jogadores para o torneio”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo