Cruzeiro

Com três jogos a menos, Cruzeiro supera rival Atlético-MG e fica com melhor média de público da história da Série B

Foto: Staff Images/Cruzeiro/Divulgação

“Voltei… nos braços do meu povo, mais forte e cabuloso”. Esse é o cântico entoado pelos cruzeirenses nas arquibancadas para empurrar e carregar o clube rumo ao sonhado retorno à elite. E o trecho faz jus aos torcedores, que, de fato, abraçaram o time e marcaram presença em peso em todos os jogos da Raposa como mandante até o momento. Não à toa, a média de público do Cruzeiro já é a melhor de todas as edições de Série B e uma das melhores do Brasil na atual temporada, entre jogos de Série A e Série B do Campeonato Brasileiro.

A marca é superior a do rival Atlético-MG no ano em que conquistou o acesso, em 2006, e isso mesmo com três jogos a menos. O Cruzeiro ainda enfrenta Ituano, Guarani e CSA como mandante. Na comparação, em 19 jogos, o time atleticano levou um total de 606.518 torcedores aos estádios para ascender à Série A novamente, uma média de 31.922 pessoas por jogo. Já a Raposa, em apenas 16 jogos, já levou 640.033 cruzeirenses às arquibancadas, superando a média do rival: 40.002 torcedores por partida.

Veja também: Torcida do Vasco invade setor do Cruzeiro e torcedores ficam feridos em estado grave

Na mesma quantidade de jogos, até mesmo o público geral atleticano é inferior ao do Cruzeiro na atual temporada. Em 2006, nos mesmos 16 confrontos, cerca de 400 mil atleticanos compareceram aos estádios. Mas, além disso, vale lembrar que dos 16 jogos do Cruzeiro como mandante nesta edição de Série B, três deles foram disputados fora do Mineirão – dois deles na Arena Independência, também em Belo Horizonte, e outro no Mané Garrincha, em Brasília, em razão de outros compromissos nos estádios da cidade.

Outro porém é que, na época em que o Atlético disputou a Série B, o Mineirão comportava mais torcedores do que atualmente. Em 2006, o Gigante da Pampulha tinha capacidade para 75.783 pessoas. Lembrando que, na ocasião, o estádio ainda tinha o antigo setor conhecido como “geral”. O espaço popular não tinha cadeiras. Em 2022, a capacidade é de 60 mil torcedores, sem esse famoso espaço e com espaços livres para separação de torcidas adversárias.

Assim, o Cruzeiro faz história mais uma vez e garante a melhor marca referente a média de público na história da Série B. Antes, o detentor da marca era mesmo o rival Atlético-MG.

RECORDE!

E falando em grande público. A torcida cruzeirense tem quebrado recordes. Três dos maiores públicos do Mineirão em 2022 são do Cruzeiro. O primeiro deles, inclusive, foi conquistado junto com o retorno à primeira divisão nacional, na última quarta-feira (21), na vitória, por 3 a 0 em cima do Vasco, que garantiu o acesso matemático. Na partida, 59.204 torcedores testemunharam o “dia da glória” celeste. A segunda melhor marca foi diante do Fluminense, pela Copa do Brasil, quando 58.844 estiveram presentes.

Já a terceira, foi quando 58.397 torcedores marcaram presença diante do Sampaio Corrêa, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Para aumentar ainda mais a média de público e talvez bater a própria marca de maior público do ano no Mineirão novamente, o Cruzeiro volta a jogar em casa diante do Ituano, na terça-feira (4 de outubro), às 21h30, no Gigante da Pampulha, em partida válida pela 33ª rodada da segunda divisão nacional, agora em busca do título.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo