O Corinthians está matematicamente garantido na fase de grupos da Libertadores de 2022. Ao terminar o seu último jogo empatado por 1 a 1 contra o Grêmio, o Timão foi a 57 pontos e assegurou a vaga, já que o Fluminense perdeu para o Bahia e estacionou nos 51 pontos faltando uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro.
O Alvinegro não chegava à fase de grupos do torneio continental desde 2018. Na época, o time era treinado pelo técnico Fábio Carille e em seu grupo tinham Millonarios-COL, Deportivo Lara-VEN e Independiente-ARG. O Corinthians se classificou como líder do Grupo G, com três vitórias, um empate e duas derrotas, porém naquela ocasião foi eliminado nas oitavas de final para Colo-Colo.
Em 2020, o Timão entrou pela pré-Libertadores, todavia sequer classificou para a fase de grupos, visto que o time foi eliminado no confronto contra o Guaraní-PAR. Em 2011, o Alvinegro Paulista já havia passado por isso, quando caiu diante do Tolima-COL.
siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Neste ano, os times que já estão com vagas garantidas para o maior torneio do Continente são Palmeiras, atual campeão da copa, Atlético-MG, Flamengo, Athletico e Fortaleza. Fluminense e Red Bull Bragantino ainda brigam por outra vaga.
Com time já classificado, o Corinthians fará a sua última partida nesta quinta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), para este jogo não contará com Roger Guedes, que deverá cumprir suspensão por receber seu terceiro cartão amarelo, será a primeira vez que o atleta ficará ausente desde quando chegou ao Timão.