Coritiba

Sem rival na lista, Coritiba aparece na listagem de clubes com o certificado de clube formador da CBF

Coritiba
Foto: Divulgação/Coritiba

Após a saída de Samir Namur da presidência do Coritiba, o atual presidente, Renato Follador, desde o início de sua campanha, sempre deixou explicito que o Coxa deveria voltar a ser um clube ‘formador e vendedor de talentos’; tal pontuação foi um dos seus ‘carros-chefes‘ para a campanha de eleição em 2020. Coincidência ou não, a cada dia mais as categorias de base do Verdão se tornam manchetes em destaque; em especial, no dia 1º de abril, a CBF divulgou a lista com 28 times que conseguiram o certificado de clube formador e o Coritiba – em exclusividade entre os clubes do estado do Paraná apareceu na tal listagem da CBF.

+ Veja aqui a listagem atualizada da CBF

Certificado de Clube Formador

O título do CCF (certificado de clube formador) é um titulo importante por diversos motivos, afinal, o mesmo está diretamente implicado com as questões contratuais, compra e venda de jogadores que tiveram vinculo com a base do time em questão. O título garante e assegura à instituição esportiva de requisitar a indenização por formação dos jogadores.

+ Veja mais matérias envolvendo a base do Coxa

O Coxa garante também com a certificação, o direito de de celebrar o primeiro Contrato Especial de Trabalho Desportivo com os atletas das categorias de Base com duração de 3 meses a 5 anos; e o clube formador tem a preferencia por contrato de renovação. Caso também, o atleta não deseje continuar sua caminhada no clube, o clube formador, no caso especifico, o Coritibadesde que tenha como comprovar tal situação – tem por direito garantido a indenização de 200 vezes o que foi gasto com a formação do atleta. São inúmeras exigências ligadas à moradia, assistência médica e psicológica, transporte esportivo e também escolar, questões ligadas ao Centro de Treinamento e alojamento; todas essas questões tem ligação direta ao direito ao CCF. As exigências e requisitos para a entidade formadora obter o certificado, são muito criteriosos e podem ser analisados no art. 29, § 2º da Lei Pelé.

Natanael Coritiba
Natanael, piá da base e destaque coxa-branca (Foto: Coritiba/Divulgação)

Dentro das centenas de clubes ligados à CBF, apenas 28 foram condecorados com o título na listagem atualizada em 01/04/2021. O rival de dentro do estado, Athletico-PR ficou de fora da lista – mas ressaltando que ficar de fora da lista da CBF não quer dizer que o clube está impedido de realizar contratos de formações de atletas, a instituição apenas não contará com os direitos às indenizações de previstas na Lei Pele e não poderá usufruir das prerrogativas asseguradas que o clube iria deter.

Base Coxa

Ao que tudo indicia o próximo triênio das categorias de base do Verdão, serão anos com muita movimentação, afinal, até mesmo a comissão técnica que está sendo formada zela e preza pela boa utilização da ‘piazada do Couto’. Com isso a asseguração do CCF por mais um ano, é mais um acerto do clube, já que tanto utilizará e formará jogadores como prometido.

Para maiores informações sobre o Coxa e toda a movimentação envolvendo suas categorias de base, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo