Cruzeiro

Cruzeiro x América: time celeste manteve longa tradição de contratar destaques do Coelho

Cruzeiro x América: time celeste manteve longa tradição de contratar destaques do Coelho
Foto: Divulgação

Rivais históricos dentro de campo com mais de 360 partidas disputadas, Cruzeiro e América por muitos anos mantiveram uma boa relação fora de campo, principalmente no que tange a negociações de jogadores. Frequentemente o time celeste mantinha-se atento aos destaques que surgiam no Coelho, contratando diversos desses jogadores. O fato, inclusive, se tornou parte do imaginário popular entre as torcidas, que costumavam faz piadas e provocações acerca do assunto.

O América, por sua vez, frequentemente tem jogadores ex-Cruzeiro em seu elenco, mas diferentemente da Raposa, costuma buscar estes atletas numa fase mais avançada da carreira, como foi o caso do atacante Fábio Júnior e do volante Leandro Guerreiro, ou mesmo jogadores que não foram aproveitados na Raposa, como foi o caso dos zagueiros Messias e Arthur.

A redação do Esporte News Mundo separou alguns nomes que o Cruzeiro buscou logo após se destacarem no América, tendo alguns deles tido sucesso, enquanto outros não. Confira:

Tostão

Um dos maiores craques da história do futebol brasileiro, Tostão começou sua trajetória no futebol no Cruzeiro, mas foi jogar no América ainda nas categorias de base. Ao perceber o talento do atleta, o diretor celeste Felício Brandi repatriou o jovem jogador, que viria a se tornar um dos grandes nomes do time celeste que assombrou o Brasil em 1966, ao golear o Santos de Pelé, na final da Taça Brasil. Tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970 e dono de uma altíssima média de gols, o atleta se aposentou prematuramente por um problema na visão, se formando em medicina, posteriormente. Tostão é, até hoje, o maior artilheiro da história do Cruzeiro, com 249 gols.

Tostão Cruzeiro
Tostão beija a Taça Brasil de 1966 – Foto: Acervo/Cruzeiro

Cândido

Conhecido como King Cândido, o atacante foi um dos grandes destaques do América que ficou na sétima colocação do Campeonato Brasileiro de 1973, competição na qual fez 18 gols. No ano seguinte, o jogador foi vendido ao Cruzeiro, mas não conseguiu destaque nas duas temporadas em que ficou no clube, deixando a Raposa apenas com 14 gols marcados. Ao deixar o time celeste, King foi para o futebol mexicano, onde obteve muito sucesso até voltar ao Brasil. O atleta faleceu prematuramente, aos 38 anos, em 1988.

Evanílson

Revelado pelo América-MG na segunda metade dos anos 1990, o lateral-direto Evanílson se destacou pelo Coelho e não demorou a chamar a atenção do Cruzeiro, que o contratou em 1999. Na Raposa, o jogador tem excelente desempenho, chegando até a ser convocado para a Seleção Brasileira. Ainda em 99, o jogador chamou a atenção do futebol europeu e foi contratado pelo Borussia Dortmund, campeão mundial em 1997, onde ficou até 2005, retornando ao futebol brasileiro em seguida.

Tércio

Revelado pelo América no final dos anos 1990, o meia Tércio teve rápida passagem pelo Cruzeiro, em 1999. Após deixar a Raposa, o jogador passou por Caxias e Náutico antes de retornar ao Coelho.

Ruy “Cabeção”

Um dos nomes folclórico do futebol brasileiro, o lateral-direito Ruy Cabeção foi revelado pelo América no início dos anos 2000, ainda como meia. Após se destacar pelo Coelho, vencendo a Copa Sul Minas de 2000 e o Campeonato Mineiro de 2001, foi contratado pelo Cruzeiro, onde viveu bons momentos, conquistando a Copa Sul Minas e o Supercampeonato Mineiro, ambos de 2002.

Claudinei

Após surgir como grande promessa no América em 1998, o meia Claudinei foi contratado pelo Cruzeiro em 2003, para fazer parte do lendário esquadrão de Alex e companhia, mas de acordo com a Raposa, problemas extracampo o fizeram ser devolvido ao Coelho depois de somente nove jogos disputados. Em 2004, aos 25 anos, o jogador morreu após ser atingido por um tiro na nuca, numa confusão em uma casa de shows em Belo Horizonte.

Thiago Gosling

Neto de ex-presidente e filho de ex-jogador do América, Thiago Gosling começou sua carreira no Uberlândia, antes de chegar ao clube que “corria em suas veias”. Após passagem pelo coelho em 2000 e 2001, o zagueiro se transferiu ao Cruzeiro, onde ganhou diversos títulos, como dois Campeonatos Estaduais, a Copa Sul-Minas, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Em 2004, Thiago foi jogar na Itália mas, alguns anos depois, em 2008, retornou ao time celeste, onde ficou até 2009.

Fred

Revelado pelo América na primeira metade dos anos 2000, Fred obteve muito destaque pelo Coelho e logo chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou, em 2004. Na Raposa, o jogador rapidamente caiu nas graças da torcida, se tornando um grande goleador, até ser vendido para o Lyon, da França, em 2005. O jogador ainda voltaria ao time celeste em 2018, numa passagem que durou até 2019, mas não deixou saudades, visto que culminou no primeiro rebaixamento da história do clube celeste.

Cruzeiro x América: time celeste manteve longa tradição de contratar destaques do Coelho
Apesar do considerável número de gols marcados, Fred ficou marcado negativamente na memória do torcedor cruzeirense – Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Wagner

Meia, canhoto e goleador, Wagner surgiu com destaque no América e em 2004 foi contratado pelo Cruzeiro com a esperança de ser um “novo Alex”, visto que o craque de 2003 havia deixado o clube naquele ano. Apesar de não chegar no nível do antigo camisa 10, o jovem vindo do Coelho não decepcionou, colecionando gols e boas atuações até 2009, quando deixou o clube. A perda da Libertadores daquele ano e algumas declarações polêmicas do meia fizeram com que ele perdesse parte da admiração da torcida celeste por si. Apesar disso, o jogador se ofereceu para defender a equipe celeste após a queda da mesma, em 2019.

Francismar

O jogador surgiu como destaque americano em 2005 e teve duas passagens pelo Cruzeiro, entre 2005 e 2008. Apesar de viver alguns bons momentos na Raposa, oscilou bastante e saiu sem deixar saudades.

Gilson e Bryan

Coloco os dois no mesmo parágrafo pois a história de ambos é parecida. A diferença foi quando aconteceram. O primeiro não foi revelado pelo Coelho, mas chegou no clube em 2011. O segundo começou na base americana, em 2012. Ambos laterais-esquerdos, Gilson e Bryan se destacaram pelo América, principalmente pelo poderio ofensivo, e foram contratados pelo Cruzeiro, em 2012 e 2016, respectivamente. Apesar das expectativas, nenhum deles se firmou com a camisa celeste, passando por empréstimos ou ficando no banco de reservas até o encerramento de seus respectivos contratos.

Felipe Augusto

O caso mais recente de um jogador que deixou o América direto para o Cruzeiro foi o atacante Felipe Augusto, que se mudou para a Toca da Raposa nesta temporada. Apesar da contratação, Felipe não era titular no América em 2020.

Felipe Augusto
Felipe Augusto é o mais recente capítulo nas transferências diretas entre América e Cruzeiro – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Outros atletas

Além dos jogadores citados, outros fizeram o mesmo caminho entre América e Cruzeiro, como foi o caso do zagueiro Leandro Eusébio, dos volantes Emerson e Amaral, e do atacante Daniel Morais, mas nenhum deles obteve grande destaque na Raposa.

Novos tempos

Apesar do longo histórico, hoje o América não costuma facilitar nas negociações para seus rivais estaduais, Cruzeiro e Atlético, tendendo a negociar seus destaques para times de outros estados ou de fora do país.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo