Um estudo feito pelo matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, apontou a quantidade de pontos necessários para o Cruzeiro conseguir subir para a Série A do Campeonato Brasileiro. No total são 64 pontos e atualmente o time mineiro tem oito, com dez rodadas disputadas. Com isso, seguindo essa lógica, a Raposa precisa vencer dois a cada três jogos para conseguir o acesso à elite do futebol nacional.
Por coincidência, o Cruzeiro terá dois jogos em casa, contra o Avaí e Ponte Preta. Caso o time celeste vença, chega a 14 pontos, precisando de mais 50 em 26 rodadas. A situação é alarmante e faz o torcedor cruzeirense pensar nos números para a Raposa conseguir voltar à elite do futebol brasileiro. Nas próximas 28 rodadas da competição, o clube celeste precisa de um aproveitamento de 66,6%, sendo que atualmente tem sido de apenas 46%.
Ainda seguindo essa lógica matemática, caso o Cruzeiro perca 10 jogos nas próximas 28 rodadas, a chance de chegar entre os quatro primeiros colocados é mínima. Lembrando também que o empate não é interessante para o clube celeste, pois deixa de ganhar mais pontos e fica atrás dos concorrentes no primeiro critério de desempate que é o número de vitórias.
Porcentagens
Trazendo os números para as porcentagens, de acordo com o site Chance de Gol, o Cruzeiro tem 4,4% de probabilidade de acesso, o que é quase o mesmo tanto de rebaixamento, que é 4,3%. Quanto às chances de ser campeão, a Raposa tem 0,2% de chance.
A necessidade de uma sequência de vitórias é urgente para o time celeste, precisando mudar o panorama e dar uma guinada rumo ao G-4. Além disso, as probabilidades e números vão mudando e dependendo cada vez mais apenas dele mesmo para conseguir o acesso. Deixar de conquistar pontos faz com que o Cruzeiro tenha que depender cada vez mais de outros resultados para conseguir seus objetivos na temporada.