Há exatos 10 anos, o técnico Cuca iniciava sua primeira passagem pelo Atlético, fazendo sua estreia a beira do campo. A partida inicial não foi nada boa, começando com derrota, mas a história dele pelo Galo é totalmente diferente. Hoje, novamente no comando do alvinegro, vem fazendo grande campanha.
No dia 10 de outubro de 2011, o Atlético encarou o Botafogo, pela Sul-Americana e saiu derrotado por 2 a 1, iniciando assim a caminhada de Cuca pelo Galo. Foram incríveis seis derrotas seguidas nos seis primeiros jogos, incluindo uma derrota no clássico contra o Cruzeiro. Mas o time conseguiu se recuperar depois o que foi o suficiente para escapar do rebaixamento. Naquele mesmo ano, acontecia a maior goleada do Cruzeiro sobre o Atlético, o histórico 6 a 1. Mesmo assim, Alexandre Kalil decidiu manter o treinador.
Números de 2011
- 25 jogos
- 9 vitórias
- 3 empates
- 13 derrotas
- 40% de aproveitamento
Em 2012, iniciou o ano como campeão Mineiro. No Brasileiro, foi vice-campeão, com aquele gostinho de que podia mais, até por ter o astro Ronaldinho Gaúcho no time. O Galo ainda caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil. Não disputou competição internacional.
Números de 2012
- 57 jogos
- 34 vitórias
- 16 empates
- 7 derrotas
- 69% de aproveitamento
Em 2013, o ano histórico e mágico para o torcedor. Depois de 13 anos, o Galo voltou a disputar a Libertadores. Com Cuca, foi o melhor time da fase de grupos, com cinco vitórias em seis jogos, se dando ao luxo de “treinar” no último jogo contra o São Paulo, como disse Ronaldinho. No mata-mata, avançou fácil nas oitavas contra o mesmo tricolor paulista, mas a partir dai foi só sofrimento. Com três viradas incríveis, conseguiu o título da Libertadores, o primeiro da história do alvinegro. Também foi bi-campeão Mineiro.
No fim de 2013, Cuca se envolveu em polêmica ao avisar que sairia do time antes do Mundial de Clubes, o que alguns jogadores já falaram que afetou o time na disputa da competição, na qual o Galo não conseguiu nem avançar a final e fazer a histórica decisão contra o Bayern de Munique.
+ Em reencontro ‘muito especial’, Nacho espera jogo aberto contra o River Plate
Números de 2013
- 71 jogos
- 37 vitórias
- 15 empates
- 19 derrotas
- 59,15% de aproveitamento
Foram oito anos longe do Atlético, até ser contrato nessa temporada para comandar o maior projeto esportivo da história do clube. Tendo nas mãos o melhor time que o Galo já conseguiu montar. Vindo de um Brasileiro que escapou por três pontos. Cuca tem a missão de encerrar o jejum de 50 anos sem vencer o nacional, mas também pode levar o bi da Copa do Brasil e/ou da Libertadores.
Números de 2021
- 38 jogos
- 25 vitórias
- 7 empates
- 6 derrotas
- 71,92% aproveitamento
O treinador, além de buscar os títulos, agora busca também um recorde de 200 partidas pelo Galo. Já são 191 e a contagem regressiva segue. Apenas Telê Santana, Levir Culpi, Procópio Cardoso e Barbatana alcançaram esse número. Dos 191 jogos, Cuca venceu 105, empatou 41 e perdeu 45.
Se tudo correr normalmente, o treinador deve completar os 200 jogos no primeiro jogo do returno do brasileirão, contra o Fortaleza, no Ceará.