e-Sports

De publicidade a apostas, esports invadem outros mercados e mostram real potencial da indústria de jogos

Foto: Divulgação

Se existe uma indústria com enorme potencial de crescimento nos dias de hoje é da de jogos, especialmente o setor competitivo – os chamados esports. O que antes era brincadeira de criança se converteu em um mercado bilionário. De acordo com a consultoria Report Linker, a expectativa é de que o mercado apresente uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 20% entre 2021 e 2026.

Com tanta evolução no Brasil e no mundo, não é surpresa pra ninguém que não é apenas o mercado de jogos que se beneficia do boom dos esports, mas também outros mercados paralelos que estão direta ou indiretamente ligados ao cenário competitivo.

Um dos setores que mais tira proveito disso é a publicidade. Afinal, não foi apenas o público jogador que cresceu, mas o de espectadores também. Isso abriu espaço para grandes empresas investirem em patrocínios a jogadores, equipes e campeonatos, além de inserções de propaganda durante as transmissões de esports na TV e em plataformas digitais.

Só nos EUA, um estudo da Emarketer/Business Insider mostra uma estimativa de US$ 226 milhões de receita para o setor publicitário ligado aos esports no último ano – número que certamente será superado em 2022, uma vez que os torneios presenciais estão acontecendo de forma mais frequente.

Foto: Divulgação

Outro setor que certamente se beneficia é o de eventos. Afinal, organizar campeonatos que atraem milhares de espectadores em arenas espalhadas pelo mundo exige o empenho de uma infinita gama de profissionais, desde montagem e logística até telecomunicações e TI. Isso sem falar no próprio setor de marketing, que atua diretamente na divulgação desses eventos.

Esports chegam com peso ao mercado das apostas online

Com tantas competições acontecendo todos os dias, os esports também atraíram a atenção de um dos mercados mais lucrativos do mundo do entretenimento: as apostas esportivas. Se antes era raro ter sites com apostas em esports, hoje alguns deles oferecem seções exclusivas para o cenário competitivo de jogos. É o caso da Midnite, que conta com áreas especialmente voltadas para modalidades como League of Legends, DOTA 2 e Counter-Strike, com eventos diários e múltiplos mercados.

Outros jogos como Rainbow Six, Overwatch, Fortnite, FIFA e Call of Duty também atraem milhares de apostadores diariamente, inclusive com transmissões ao vivo de partidas para atrair ainda mais jogadores.

Com lives em alta, mercado de periféricos cresce

Foto: Divulgação

Os esports também contribuíram muito para o crescimento das transmissões online em plataformas como Twitch, Facebook e Youtube. Para muitos, não basta jogar: é precisa fazer lives – e tirar algum lucro com isso, já que todos esses sites possuem programas de parceria e outros métodos de monetização de vídeos.

Quem sai ganhando com isso é o mercado de equipamentos periféricos, como monitores, webcams, microfones, mouses, teclados e até mesmo cadeiras gamers – itens indispensáveis para as transmissões ao vivo. Isso sem falar no próprio hardware, sejam computadores ou os próprios consoles .Segundo a FGV, a estimativa é de aumento de 10% das vendas de PCs em 2022.

Empresas do setor chegam à bolsa de valores

Muitas empresas ligadas ao mercado de esports são, inclusive, listadas em bolas de valores pelo mundo. É o caso da Activision Blizzard, holding que é resultante da fusão da Activision, distribuidora de Call of Duty, e da Blizzard, que assina jogos como Overwatch, Diablo e World of Warcraft. Uma ação da empresa na NASDAQ está avaliada em cerca de US$ 70.

Outro destaque do mundo financeiro é a chinesa Tencent Holdings, considerada a maior empresa ligada ao mundo do vídeo game por conta do massivo investimento em outras gigantes do setor, como Riot (de League of Legends e Valorant), Garena (desenvolvedora de Free Fire), Epic Games (responsável por Fortnite e outros sucessos atuais) e a própria Activision Blizzard. Em 2021, a holding registrou uma receita de mais de US$ 86 bilhões.

Cifras como essa tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos. Isso porque as grandes empresas do mundo dos games já perceberam que investir em jogos no cenário competitivo é o melhor caminho. Novos títulos devem surgir, como o recém-anunciado Overwatch 2. Enquanto isso, uma série de outros mercados agradecem e se beneficiam desse enorme crescimento dos esports no mundo todo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo