Botafogo

Definido! Botafogo enfrentará o Aurora da Bolívia na segunda fase da Pré-Libertadores

Botafogo x Aurora (Foto: Reprodução/Botafogo)

Essa é a terceira aparição da equipe boliviana na competição

Foto: Reprodução/Botafogo

O Botafogo teve seu adversário definido na segunda fase preliminar da Libertadores de 2024, trata-se do Aurora, da Bolívia, que conquistou a vaga após conquistar um empate dramático, por 1 a 1, contra o Melgar, em Arequipa. Essa é apenas a terceira aparição da equipe na competição. 

Antes disso, o Aurora apenas havia participado de duas Libertadores: a primeira em 1964, quando ficou em último lugar, conquistando apenas um ponto em quatro jogos, já na segundo participação, em 2009, a equipe foi lanterna do Grupo 7, que também tinha Grêmio, Universidad de Chile e Boyacá Chicó, na ocasião a equipe não somou pontos. 

Qualificatória diante do Melgar

A vitória por 1 a 0, no jogo de ida, em Cochabamba, na semana passada, foi a primeira da história da equipe na competição. Já no jogo de volta, a equipe boliviana empatou em 1 a 1, fora de casa, com o Aurora terminando o jogo com dois jogadores a menos e levando dois gols que foram anulados nos acréscimos.

Último clube a se classificar para essa edição da Libertadores 

O Aurora foi a última equipe a se classificar para a Libertadores 2024, isso aconteceu após o Bolívar conquistar a Copa da Liga boliviana no dia 18 de dezembro. Isso acabou beneficiando os Guerreiros Celestes que conquistaram a vaga por terem terminado em terceiro na tabela acumulado do Campeonato Boliviano. 

Altitude e dificuldade de logística 

O Aurora manda seus jogos no Estádio Félix Capriles, que tem capacidade para receber 32 mil pessoas, ele fica localizado na cidade de Cochabamba, que fica a 2.600 metros de altitude do nível do mar, isso é um fator que costuma dificultar a vida dos clubes brasileiros em competições sul-americanas. No entanto, a cidade é apenas a sétima mais alta do país, não é como os 3.640 metros de La Paz ou dos  4.000 de Potosí. 

Cochabamba é a terceira maior cidade da Bolívia, ela está localizada entre La Paz (capital) e Santa Cruz de La Sierra, a 227km da primeira e a 325km da segunda. Só a capital bolivia que tem voos diretos para o Brasil, vindos de São Paulo. Com isso, é provável que o Botafogo vá a Bolívia em um voo fretado, que pousará diretamente no Aeroporto Internacional Jorge Wilstermann, em Cochabamba.

Aurora

O Aurora é treinado pelo técnico boliviano Mauricio Soria, um nome conhecido no futebol local. Ele é ex-jogador do clube, e como técnico tem passagens pelos tradicionais The Strongest, Oriente Petrolero e Jorge Wilstermann, além de duas breves passagens pela seleção em do país, em 2015 e de 2016 até 2018. 

Jogadores do Aurora Comemorando o gol diante do Melgr (Foto: Diego Ramos/AFP)

Jogadores do Aurora Comemorando o gol diante do Melgar (Foto: Diego Ramos/AFP)

Os principais destaques do time são o goleiro ganês David Akogolo, que foi herói no confronto diante do Melgar. Além dele, um dos principais nomes da equipe é do experiente jogador brasileiro Serginho, de 39 anos, que é ídolo no futebol boliviano, onde também defendeu o Jorge Wilstermann. Ele foi o líder de assistências da equipe no ano passado, com 11 contribuições para gols. Outro jogador importante da equipe é o atacante colombiano Jair Reinoso, de 38 anos, que marcou 20 gols em 43 jogos na última temporada. 

O Aurora terá dois desfalques para o jogo contra o Botafogo, na próxima quarta-feira (21). Que são o atacante colombiano Oswaldo Banco, que marcou o gol de empate da equipe contra o Melgar, e o zagueiro paraguaio David Robles.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo