Nessa quinta-feira (16), jogando na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 diante do Operário-PR, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, para recuperar os pontos perdidos, na próxima rodada, a Raposa encara o Vasco, no domingo (19), em São Januário, no Rio de Janeiro.
Uma vez que não venceu em seus domínios, o time estrelado tem a obrigação de vencer longe de Belo Horizonte para manter vivo o principal objetivo na temporada: o acesso à elite do futebol nacional. Inclusive, desde a sua chegada, o técnico Vanderlei Luxemburgo adota o discurso de almejar o acesso aos 56 pontos ganhos. Atualmente com 30 e na 12ª colocação na tabela de classificação, o Cruzeiro precisaria fazer 26 pontos em 42 possíveis.
Um ponto a favor do time celeste é que os cariocas também não vivem bom momento e, por isso, recorreram ao recém-contratado Fernando Diniz para tentar mudar a realidade a partir do comando técnico. O Cruzmaltino está na 10ª colocação, com 33 pontos ganhos.
O Cruzeiro, por sua vez, tenta repetir o feito do primeiro turno desta edição da Série B, quando venceu o Vasco por 2 a 1, de virada, no Mineirão. Para isso, Luxemburgo aposta em um possível retorno do atacante Bruno José, lesionado desde a partida diante do Goiás. Inclusive, em entrevista após o empate diante dos paranaenses, o treinador celeste criou expectativa acerca do retorno do jogador. Confira o que foi dito:
— Vamos ver se o Bruno José consegue se recuperar para participar do jogo de domingo (diante do Vasco).
Vale ressaltar por último que, atualmente, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de acesso para o Cruzeiro é de apenas 1,4%. Enquanto isso, o risco de queda também é baixo, com 6% de possibilidade.