O documentário “Lutar, Lutar, Lutar”, que conta a história do Atlético-MG de 1908 a 2014, será exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, nesta quarta-feira (2), às 19h15 (horário local). O filme, de 110 minutos, é dirigido pelos cineastas mineiros Helvécio Marins Júnior e Sérgio Borges, com roteiro e produção de Fred Melo Paiva.
Em 2021, o Festival de Rotterdam, um dos mais tradicionais no mundo, realiza sua 50ª edição. O evento começa hoje e vai até o dia 6 de junho de 2021, e pode ser assistido tanto on-line quanto de maneira presencial.
Antes de chegar à Holanda, o documentário, que tem o nome em alusão ao hino do alvinegro, foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici).
O filme
O filme ‘Lutar, Lutar, Lutar’, elaborado em 2014, conta com uma série de entrevistas com ex-técnicos, ex-jogadores do clube e ex-dirigentes do clube. Entre os ex-atletas alvinegros entrevistados, por exemplo, estão: Vavá, Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo e Luizinho e alguns jogadores campeões da Copa Libertadores de 2013. Para chegar aos 110 minutos finais, a produção teve 400 horas de materiais gravados.
O enredo do documentário conta sobre a rivalidade e lances polêmicos nas partidas do alvinegro contra o Flamengo, na década de 80, e a volta por cima do clube mineiro na Copa do Brasil de 2014, nas semifinais, quando bateu o próprio Flamengo por 4 x 1 no Independência. após perder a primeira partida por 2 x 0, avançando às finais e conquistando o título em cima do Cruzeiro, maior rival.
A produção também aborda momentos ruins do Atlético-MG ao longo da história, como a queda do time para a série B do Brasileirão, em 2006.