São Paulo

Duas são-paulinas são convocadas para as Olimpíadas de Tóquio

O São Paulo tem duas jogadoras convocadaspara os jogos olímpicos de Tóquio: Formiga e Duda vão defender a Seleção Brasileira feminina na busca pelo ouro olímpico inédito.

Formiga é recém-chegada ao São Paulo e ainda não atuou com a camisa tricolor neste seu retorno, após 20 anos longe do clube e quatro temporadas defendendo a camisa do PSG, da França.

Na coletiva de imprensa pós-convocação, dada pela treinadora da Seleção feminina, Pia Sundhage, a veterana e camisa 8 do tricolor foi um dos assuntos mais comentados e apareceu em diversas respostas da técnica, que explicou a decisão de convocar a meio-campista histórica da Seleção brasileira e do São Paulo.

“Como vocês viram, nós escolhemos a Formiga, ela representa muita experiência e acho que é importante para nós termos no meio do campo jogadoras que podem fazer a diferença e uma delas é a Formiga”, disse Pia, sobre a convocação da experiente meio-campista. “A característica é que pode jogar na defesa, no meio ou no ataque, em diferentes posições e vocês sabem, são apenas 18 jogadoras e em todos os jogos olímpicos em que eu participei, eu tive que mudar a formação, mudar um pouco a posição e acredito qe com a jogadoras que nós temos, eu posso fazer isso”.

Como treinadora, Pia Sundhage foi bicampeã olímpica pelos Estados Unidos em 2008 e 2012 e prata com a Suécia nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, ela também foi vice-campeã mundial com a Selção norte-americana, em 2011 e eleita a melhor treinadora do mundo em 2012. Apesar do histórico brilhante, Pia não deixa de se sentir orgulhosa e admirada por contar com jogadoras como Marta e Formiga.

+ Sub-17: São Paulo bate Bahia e chega a vice-liderança

“Eu me sinto orgulhosa de ter jogadoras como elas. Se coloque na pele da Formiga, quantos treinadores ela teve? Quantas práticas ela já passou? E a Marta? Tantas vezes ela foi a melhor jogadora do mundo”, disse a treinadora em coletiva após a convocação. “Eu posso falar de uma por uma, mas essas duas jogadoras significam muito pra mim e estar perto delas, em torno delas, eu aprendo e eu espero também que eu possa colocar tudo junto em um pacote só com o staff, para que eu possa formar uma equipe coesa”.

Além da veterana Formiga, que vai pra sua sétima Olimpíada, o São Paulo também está representado na Seleção com a atacante Duda, de 25 anos. Ela é a artilheira do time no Brasileirão Feminino com oito gols e vice-artilheira geral da competição, atrás apenas da palmeirense Beatriz, que também foi convocada. Duda é a camisa 10 do São Paulo na temporada, já defendeu equipes do futebol sul-coreano e norueguês e chegou ao tricolor no final de 2019.

O São Paulo atualmente está em 7º lugar no Brasileirão Feminino, mas já tem a classificação para a próxima fase garantida. O tricolor ainda faz mais dois jogos na fase de grupos, contra o Real Brasília, no dia 20 de junho e contra o Bahia no dia 24. O Brasileirão Feminino terá uma pausa devido às Olimpíadas e retorna para a segunda fase no dia 15 de agosto.

A apresentação das convocadas será no dia 25 de junho e a Seleção viaja para Portland, no centro de treinamento da Nike, pra iniciar a preparação para as Olimpíadas. No dia 15 de julho a delegação viaja para o Japão e a estreia será no dia 21, contra a China.

As jogadoras que atuam no Brasil e receberam a primeira dose da vacina contra a Covid pela CBF e irão receber a segunda dose no dia 24, já as que atuam fora do país irão receber uma dose única nos Estados Unidos.

Confira a convocação completa:

Goleiras:

Bárbara – Avaí/Kindermann
Letícia – Benfica (Portugal)

Defensoras:

Rafaelle – Palmeiras
Bruna Benites – Internacional
Erika – Corinthians 
Poliana – Corinthians 
Tamires – Corinthians
Jucinara – Levante UD (Espanha)

Meio-campistas:

Formiga – São Paulo
Julia Bianchi – Palmeiras
Andressinha – Corinthians
Adriana – Corinthians 
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos) 
Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Duda – São Paulo 

Atacantes:

Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Madrid CFF (Espanha)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)


Suplentes:

Aline Reis – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (Alemanha) 
Andressa Alves – Roma (Itália)
Giovana – Barcelona (Espanha)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo