Campeonato Paulista

Duelo entre Holan e Crespo será o primeiro San-São comandado por estrangeiros neste século

San-São
(Divulgação: Santos FC e São Paulo FC)

Por: Eduardo Statuti e Marcela Lima

A temporada 2021 já começou e três dos quatro Clubes grandes de São Paulo possuem técnicos estrangeiros. O duelo deste sábado (6), entre São Paulo e Santos, às 19h (horário de Brasília), no Morumbi, marcará o encontro de dois treinadores argentinos à frente do clássico San-São: Hernán Crespo X Ariel Holan. É a primeira vez que o clássico é comandado por estrangeiros nos dois times neste século.

Ariel Holan venceu seis, de seus últimos 12 clássicos.

O argentino nascido em Lomas de Zamorra desistiu cedo da carreira de jogador para focar nos estudos. Mas poucos anos depois, foi convidado a comandar a equipe B do Lomas Athletic, equipe de hóquei sobre a grama.

Divulgação: Santos FC


Amante da tecnologia, o treinador chegou a vender um carro para poder comprar equipamentos. Sendo assim, no Arsenal, Holan começou a trabalhar como videoanalista no Arsenal de Sarandí, Estudiantes de la Plata e no Independiente. Até que em 2015, teve a oportunidade de começar a carreira como treinador principal no Defensa y Justicia. Posteriormente, o argentino passou por Independiente e Universidad Católica.

No início da carreira, no Defensa y Justicia, o treinador disputou quatro clássicos contra o Arsenal de Sarandí, venceu e empatou uma vez, e foi derrotado em dois jogos. Além disso, foi derrotado pelo Quilmes e venceu o Banfield.

Posteriormente, pelo Independiente, no Clássico de Avellanda, contra o Racing, Holan levou a melhor. O argentino venceu duas partidas e perdeu uma. Em seu último clube, a Universidad Católica, o treinador disputou dois Clássicos Universitários, contra a Universidad do Chile. Venceu um jogo e empatou o outro. Contra o Colo-Colo, os resultados foram os mesmos.

Hernán Crespo aposta em boa atuação contra a Inter de Limeira para vencer seu primeiro clássico

Crespo ingressou no futebol no ano de 1988, aos 13 anos quando começou nas divisões de base do River Plate, o clube de seu coração. Mas somente a partir de 1996, que deu início a sua trajetória como um grande jogador e com uma carreira de sucesso.

Divulgação: São Paulo FC

Pelo Parma, sua passagem já chamou atenção: Crespo foi o maior artilheiro da história com 94 gols marcados. Chegou a conquistar a Copa da Itália, Copa da EUFA no ano de 1999 e a Supertaça da Itália.

Lazio, Inter de Milão, Milan, Chelsea, Génoa e principalmente a Seleção Argentina. Títulos e marcos atingidos que foram conquistados por Hernán Crespo ao longo de sua carreira. Como jogador, foi um profissional com identidade e incríveis passagens por onde atuou.

Já em sua recente carreira como treinador, Crespo começou a iniciar os trabalhos em 2014, nas categorias de base do Parma. Esteve à frente da equipe em 35 partidas.

Um ano após, chegou ao já extinto Moderna FC, também da Itália mas sua passagem não foi a das melhores. Com o Clube na série B e sendo ameaçado de rebaixamento, a diretoria o demitiu em Março.

Retornando ao Parma, Crespo dirigiu a equipe como Vice-presidente em 2017. Somente em 2019, que começou a trabalhar no futebol argentino, chegando ao Banfield, onde chegou a comandar a equipe por oito meses.

No mesmo ano, o técnico aceitou o convite de dirigir o Defensa Y Justicia. Com apenas 35 jogos à frente da equipe argentina, e pela Copa Sul-americana deixando para trás o Vasco da Gama nas oitavas de final e o Bahia nas quartas, conquistou a Copa Sul-americana.

Em clássicos, Hernán não teve tanta sorte. Dirigindo o Banfield não venceu nenhum, foram um empate e duas derrotas.
Com apenas 40 anos, o jovem treinador está à frente do São Paulo com o mesmo intuito que teve ao comandar o Defensa: um time todo voltado para o ataque afim de acabar com a seca de títulos do Tricolor.

Para saber tudo sobre o Campeonato Paulista, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo