As duplas Nikola Mektic/Mate Pavic e Marin Cilic/Ivan Dodig fizeram a final masculina da categoria nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Como esperado, a decisão croata foi muito equilibrada e disputada em alto nível. No final, os tenistas Nicolas Mektic e Mate Pavic saíram da quadra central do Parque Ariake com a medalha de ouro. Eles venceram por 2 sets a 1 (parcias de 6/4, 3/6 e 10/6). O jogo teve duração de 1:36h.
Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Na disputa da medalha de bronze, a dupla neozelandesa Marcus Daniell / Michael Venus venceu os americanos Austin Krajicek / Tennys Sandgren por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 6/2) e ficaram com o terceiro lugar.
PRIMEIRO SET
A dupla Mektic/Pavic começou a final da melhor forma possível: logo no primeiro game conseguiram uma quebra de serviço. Confirmar a vantagem não foi tarefa fácil para os tenistas, que encaram três igualdades em 40/40 para fecharem o 2º game e abrirem 2 a 0 na disputa. Com a necessidade de conseguirem uma quebra e voltarem ao jogo, Cilic e Dodig adotaram a estratégia de buscarem os pontos necessários com subidas constantes à rede, mas os compatriotas encontravam soluções e continuavam a frente do placar.
Na passagem pelo saque, Marin Cilic e Ivan Dodig começaram a forçar no fundamento para não dar chances aos adversários de uma nova quebra de serviço. A tática funcionou e a dupla não correu riscos no restante do set. A igualdade na pontuação, no entanto, não veio e os cabeças de chave número do torneio um fecharam o 1º set em 6-4.
+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio
+ Zverev quebra invencibilidade de Djokovic e conquista vaga na final olímpica
SEGUNDO SET
Como em boa parte do set inicial, as duplas croatas não davam chances de quebra de serviço até o 4º game. O jogo dava a impressão de que terminaria empatado no final do set, mas a dupla Cilic/Dodig resolveu apostar as últimas fichas no 5º game para se manterem vivos na final olímpica e forçar o match tie-break. O risco valeu a pena e eles conseguiram uma quebra de serviço importante: 4 a 2. Os tenistas sustentaram a vantagem e fecharam o 2º set em 6/3.
MATCH TIE-BREAK
Nikola Mektic e Mate Pavic abriram grande vantagem sobre os compatriotas no set decisivo: 6 a 0. Cilic e Dodig buscaram a reação e conseguiram diminuir um pouco a diferença: 7 a 3. A dupla, no entanto, aproveitou um momento de desconcentração dos adversários e conquistaram quatro pontos consecutivos: 8 a 6. A decisão tomou contornos dramáticos, mas a dupla Mektic/Pavic voltou a imprimir o seu jogo e fechou a decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio por 10 a 6.