Fluminense

Entre altos e baixos, Fluminense conquista o título do Carioca; relembre a campanha

FOTO: MAILSON SANTANA/FFC

Com o empate por 1 a 1 com o Flamengo, o Fluminense conquistou o seu 32º título do Campeonato Carioca, neste sábado, no Maracanã. Depois de bater na trave duas vezes diante dos rubro-negros, o Tricolor pode vibrar com o título estadual após 10 anos no jejum. E o caminho até levantar a taça passou por altos e baixos. Em 15 jogos, foram 11 vitórias, duas derrotas e dois empates. O Esporte News Mundo relembra com foi a campanha.

Fluminense 0 x 1 Bangu

A estreia do Fluminense e também do técnico Abel Braga não foi nada animadora. A derrota para o Bangu por 1 a 0 foi decepcionante por conta dos reforços trazidos para temporada. Felipe Melo falhou no gol e a maioria dos jogadores recém-contratados foram apagados. O time Alvirrubro se mostrou veloz e bem armado e que poderia ter vencido até por mais não fossem duas boas defesas de Marcos Felipe ainda no primeiro tempo.

Madureira 0 x 1 Fluminense

A primeira vitória aconteceu na segunda rodada da competição pelo placar mínimo. Longe de empolgar, o Fluminense melhorou o rendimento em relação à estreia e contou com gol de Jhon Arias para fazer os primeiros pontos. Além do colombiano, Cano e Nathan entraram bem, e Felipe Melo ganhou aplausos da torcida.

Fluminense 1 x 0 Audax-RJ

Novamente o Fluminense jogou apenas o suficiente para conquistar os três pontos. A partida contou com gol de Cano, estreia do goleiro Fábio e ainda o duelo ficou marcado por xingamentos, vaias e protestos da torcida contra Abel Braga. A torcida pediu a entrada de Ganso, mas o treinador não atendeu, colocou jogadores que andavam (e ainda andam) em baixa, como o volante Wellington e o atacante Caio Paulista, além da bronca de permanecer com três zagueiros.

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Para o primeiro clássico do ano, o Fluminense chegou desacreditado por conta dos jogos iniciais, mas a máxima “clássico é clássico e vice-versa” prevaleceu. O colombiano Arias garantiu a vitória tricolor nos minutos finais. No entanto, o goleiro Marcos Felipe fez milagres, que ajudaram a garantir os três pontos.

O jogo no Nilton Santos ainda ficou marcado ainda por muitas confusões e duas intervenções decisivas do VAR: primeiro para anular um pênalti a favor do Flamengo e depois para anular um gol marcado por Gabigol quando o jogo ainda estava 0 a 0. O clássico ainda teve diversas confusões: Diego x Felipe Melo, David Braz x Gustavo Henrique e por fim Calegari x Vitinho. Os dois últimos foram expulsos.

Fluminense 2 x 1 Botafogo

A vitória sobre o Flamengo deu confiança para o embate diante o Botafogo. Porém, a partida não foi fácil. O primeiro tempo foi totalmente de domínio do Alvinegro, mas o Tricolor renasceu na segunda etapa com as entradas de Cano e Arias e conseguiu a vitória de virada por 2 a 1, no estádio Nilton Santos. Willian deixou o seu primeiro pelo clube e Luccas Claro decretou o triunfo.

Fluminense 1 x 0 Portuguesa-RJ

Com time quase todo reserva, o Fluminense venceu a Portuguesa com o gol marcado por Cano. O argentino marcou na segunda etapa e garantiu o resultado positivo ao Tricolor, que chegou pela primeira vez à liderança do Campeonato Carioca naquela ocasião. Além do atacante ser decisivo, o colombiano Arias foi bem na partida e passou a ganhar mais oportunidades com Abel Braga.

Nova Iguaçu 0 x 1 Fluminense

Mais uma vez, o Fluminense sofreu com retranca mesmo com um jogador. O time de Abel Braga jogou recuado e quase perdeu jogo. No entanto, o volante André decidiu ainda no primeiro tempo e garantiu os três pontos. A pedidos da torcida, Ganso e Fred entraram. O camisa 10 fez a diferença com os passes e já deixou uma pequena pulga atrás da orelha do treinador.

Fluminense 3 x 0 Volta Redonda

Pela oitava rodada do Campeonato Carioca, a torcida do Fluminense pôde dizer que o time teve o seu primeiro jogo tranquilo na temporada. A equipe reserva do Tricolor dominou a partida, teve boa atuação e venceu sem sustos com gols de Nonato, Manoel e Calegari. Além da sétima vitória consecutiva, o time garantiu vaga na semifinal de forma antecipada.

Fluminense 2 x 0 Vasco

Era a chance do Fluminense manter o 100% em clássicos em 2022. E foi o que aconteceu. Sem dar chance ao Vasco, o Fluminense, poupando quase todos os titulares, venceu por 2 a 0 e assegurou a permanência na liderança do Campeonato Carioca. Os gols foram marcados pelo ex-cruz-maltino Cano e por Nonato. A equipe comandada por Abel Braga não deu chances ao rival e dominou o duelo por completo.

Resende 0 x 4 Fluminense

Este foi o jogo em que o torcedor do Fluminense já pôde soltar o primeiro grito de “é campeão!” do ano. Com atuação avassaladora contra o Resende, o time de Abel Braga venceu por 4 a 0 e conquistou o título da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência, em Volta Redonda. Arias, Martinelli, Nonato e Heitor (contra) marcaram naquela que foi a 11ª vitória consecutiva da equipe na temporada.

Boavista 0 x 0 Fluminense

O empate sem gols deixou um sabor de derrota para o Fluminense. O time tinha a chance de igualar o recorde de 13 vitórias do ano de 1919, o que entraria para história do clube, mas não foi o que aconteceu. Poupando todos os titulares e vários reservas, o Tricolor só empatou de 0 a 0 com o Boavista, em Bacaxá, pela última rodada da Taça Guanabara. A melhor chance aconteceu na primeira etapa com Gabriel Teixeira, após tabela com Caio Paulista, mas o atacante em cima do goleiro.

Semifinal (Botafogo)

Botafogo e Fluminense fizeram uma partida de baixo nível técnico e poucas oportunidades para cada lado. No entanto, o Tricolor foi mais eficiente e venceu por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal. Já na partida de volta sobrou emoção e polêmica. A equipe comandada por Abel Braga perdeu por 2 a 1, mas conseguiu a classificação à final graças ao gol de Cano nos minutos finais.

O duelo ainda guardou uma confusão no fim. Após o gol do Flu e a saída de bola, Fred fez falta em Hugo para matar a jogada, levou o segundo amarelo e foi expulso. Seria a última chance do Botafogo, mas o juiz apitou o fim da partida antes da cobrança. Confusão generalizada no fim.

Final (Flamengo)

No primeiro jogo da grande decisão, o Flamengo teve mais chances criadas. E a expressão “quem não faz, leva” prevaleceu. Com duas falhas individuais no segundo tempo e o oportunismo de Germán Cano, o time das Laranjeiras venceu por 2 a 0, no Maracanã. Uma vantagem importante para a partida da volta.

Na partida de volta, o Fluminense foi bem coletivamente e conquistou o título estadual depois de 10 anos. Gabigol marcou o primeiro, mas Cano deixou tudo igual. Com a vantagem, o time controlou boa parte e viu também o adversário pressionar, mas sem sucesso. A taça vai para as Laranjeiras. O argentino ainda perdeu um pênalti e Fred ainda foi expulso após confusão com Bruno Henrique, também levou o vermelho.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo