Mais Esportes

EUA enrijecem medidas contra doping de atletas em lei polêmica aprovada por Trump

Trump

Como um dos últimos atos como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump aprovou na manhã deste sábado, 5, uma lei que pode complicar a vida de atletas pegos em exames antidoping. A partir de agora, se um atleta ou entidade ferir as medidas contra o doping, os EUA podem processar e condenar mesmo se não houver um atleta presente no evento. A condição mínima para uma punição é existir uma empresa originária do país. Apesar disto, as ligas estadunidenses como NFL, MLB e NBA seguem imunes aos casos e não serão englobadas na Lei Rodchenkov.

Antes de chegar até Trump, o projeto já vinha sendo criticado por organizações como a WADA (Agência Mundial de Antidoping). Com a aprovação do Senado, a lei voltou a ser debatida pois o entendimento geral era de que os Estados Unidos assumiam um precedente perigoso para afetar o “jogo limpo”. Mesmo com a “boa intenção”, a ideia da entidade é que exista apenas um conjunto de regras vigente para todos os países e que ambos possam respeitar e aderir as normas.

— Nenhuma nação jamais declarou jurisdição criminal sobre crimes de doping que ocorreram fora de suas fronteiras nacionais, e por um bom motivo. É provável que leve à sobreposição de leis em diferentes jurisdições que comprometerão a existência de um único conjunto de regras antidopagem para todos os esportes e todas as Organizações Antidopagem de acordo com o Código Mundial Antidopagem. Isso terá consequências negativas, uma vez que a harmonização das regras está no cerne do sistema antidopagem global – diz um trecho do comunicado emitido pela WADA.

A Lei faz referência a Grigory Rodchenkov, ex-diretor do Laboratório de Antidoping da Rússia que é considerado delator do esquema de dopings do país. Vivendo atualmente nos Estados Unidos, o russo foi o responsável por divulgar a série de alterações de atletas que beneficiaram grandes nomes soviéticos e que causaram a exclusão da nação dos Jogos Olímpicos e campeonato mundiais de 2016 até o fim de 2023.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo