Futebol Internacional

FIFA afirma que irá banir jogadores que participarem de nova liga europeia

Divulgação / FIFA

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (21), a FIFA anunciou que estará banindo de suas competições jogadores que participarem de nova liga europeia.

O documento foi divulgado em conjunto com todas as outras seis federações continentais, deixando claro que a UEFA Champions League e demais competições da Europa devem ser preservadas.

Desde o segundo semestre do ano passado, diversos clubes de elite do futebol europeu estão se movimentando para criar uma liga paralela à Champions, concentrando apenas os maiores clubes do continente.

Fontes da imprensa europeia chegaram à afirmar que a competição do JP Morgan teria aval da FIFA, mas a nota oficial desta quinta-feira (21) praticamente encerra qualquer perspectiva deste torneio ser criado.

Caso qualquer jogador atue nesta liga (que internamente está sendo chamada de European Premier League), o mesmo será punido com o banimento em todas as competições oficiais do futebol mundial.

“À luz das recentes especulações da mídia sobre a criação de uma “Super Liga” europeia fechada por alguns clubes europeus, a FIFA e as seis confederações mais uma vez gostariam de reiterar e enfatizar fortemente que tal competição não seria reconhecida pela FIFA ou pelas respectivos confederações.”

“Qualquer clube ou jogador envolvido em tal competição, portanto, não teria permissão para participar de qualquer competição organizada pela FIFA ou sua respectiva confederação.”

“Os princípios universais de mérito esportivo, solidariedade, promoção e rebaixamento e subsidiariedade são a base da pirâmide do futebol que garante o sucesso global do futebol e, como tal, estão consagrados nos estatutos da FIFA e da confederação.”

“O futebol tem uma longa história de sucesso graças a esses princípios. A participação em competições globais e continentais deve ser sempre vencida em campo.”, afirmou a nota oficial assinada por Gianni Infantino e por presidentes das demais confederações.

Com isso, o torneio mundial organizado pela própria FIFA ganhará ainda mais força nos próximos anos. A nova edição do Mundial de Clubes, que será jogada de quatro em quatro anos, terá a presença de pelo menos 32 times em um novo formato.

Numa entrevista realiza em outubro, Infantino já havia indicado que estava contra a criação de uma nova liga europeia que favorecesse os clubes mais ricos do mundo. Times brasileiros foram citados para defender seu ponto de vista.

Para mim, não estou interessado no Bayern [Munique] contra o Liverpool, mas sim no Bayern contra o Boca Juniors O Liverpool tem 180 milhões de torcedores em todo o mundo. O Flamengo tem cerca de 40 milhões. O Flamengo tem 39 milhões desses 40 milhões de torcedores no Brasil, mas o Liverpool tem talvez apenas cinco milhões de torcedores na Inglaterra, os outros 175 milhões no mundo.”

“Quero que os clubes de fora da Europa tenham apelo global no futuro. Minha visão é: deve haver 50 clubes e 50 seleções que podem se tornar campeões mundiais.”

Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona, foi parte atuante nos estudos de criação desta liga paralela enquanto esteve no cargo em 2020.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo