Conmebol Sul-Americana

Final entre gigantes, Red Bull Bragantino e Athletico somam mais de 20 títulos

Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Por Eduarda Zaghetti e João Eduardo Pereira

O ano de 2021 foi um marco histórico para o futebol brasileiro. Se no ano anterior, uma das maiores competições da América Latina, a Libertadores, contou com um duelo entre dois brasileiros também, neste ano teremos as duas finais da Conmebol entre times do Brasil. Na Copa Sul-Americana de 2021, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino protagonizarão o duelo da grande final.

O Red Bull Bragantino, talvez, seja uma das maiores surpresas entre as equipes brasileiras no ano de 2021. A equipe vem fazendo uma campanha excelente no Campeonato Brasileiro, estando entre os quatro primeiros times da tabela e já conquistando uma vaga direta na Libertadores do ano seguinte. Como se não bastasse se sobressair entre os clubes brasileiros no campeonato nacional, o Braga fez história alcançando a sua primeira final internacional, jogando, justamente, a Sul-Americana.

Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO, siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, InstagramFacebook.

O Massa Bruta teve uma jornada ótima na competição. Começou se classificando de forma heroica e de virada sobre a equipe do Tolima-COL, pelo placar de 2 a1. Nas fases seguintes, teve como adversários equipes indigestas como Independiente del Valle-EQU, que já foi campeão da competição em 2019, Rosário Central-ARG e Libertad-PAR. Em todas essas ocasiões, o Braga venceu os confrontos e se classificou.

Agora, na final, jogará contra um adversário praticamente conhecido. O Athletico também disputa a mesma divisão que o Red Bull Bragantino e, só neste ano, as equipes já se enfrentaram outras duas vezes. Pelo Brasileirão, no primeiro turno, os dois jogaram na Arena da Baixada e empataram no placar de 2 a 2. Já no returno, o Braga tropeçou e perdeu por 2 a 0 no Nabizão.

Apesar dos retrospectos entre as equipes, as duas também contam com diversas finais disputadas. O Red Bull Bragantino, por exemplo, é responsável por treze títulos na bagagem, dentre eles, títulos importantes como Campeonato Paulista e Brasileiro Série B.

OS TROFEUS DO RB BRAGANTINO

O RB Bragantino conta com 13 títulos conquistados, isso se levarmos em conta aqueles conquistados pela equipe antes da fusão com a empresa Red Bull. Em menos de um ano desta fusão, o Braga já conseguiu chegar longe, como é o caso da disputa do título da Sul-Americana.

Antes de virar Red Bull Bragantino, o Clube Atlético Bragantino, time histórico da cidade Bragança Paulista, interior de São Paulo, conquistou seis títulos, foram eles: Campeonato Brasileiro Série B (1989), Campeonato Brasileiro Série C (2007), Campeonato Paulista (1990), Campeonato Paulista A2 (1965 e 1988), Campeonato Paulista B2 (1979) e Torneio Início (1991).

Quando a Red Bull chegou ao Bragantino e se fundiu com o clube, foram mais dois títulos, entre eles o importante título que garantiu acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2019. Antes de se fundir ao Bragantino, a Red Bull montou uma equipe em Campinas, chamada de Red Bull Brasil. Esta também ganhou títulos. Ao todo, foram três: Campeonato Paulista do Interior (2019), Campeonato Paulista A3 (2010)) e Campeonato Paulista da Segunda Divisão (2009).

A conquista da Série B pelo Red Bull Bragantino em 2019 foi o começo de uma caminhada para o sucesso. Além de demonstrar a força do investimento em um Clube Empresa, o RB Bragantino mostrou a qualidade do elenco que estava sendo formado. Com a chegada da Red Bull e todo seu orçamento colocado no clube, o RB Bragantino surpreende e, agora, disputa a sua primeira final internacional além de já ter praticamente garantido, uma vaga na Copa Libertadores de 2022.

O ATHLETICO

O Athletico é uma das principais forças do Estado do Paraná, a equipe é a segunda maior vencedora de Campeonatos Paranaenses, com 26 títulos, o primeiro sendo conquistado em 1925, um ano depois da sua fundação. Na década de 90 o Furacão iniciou um projeto de conquistas nacionais, em 1995 venceu o primeiro título nacional, o Brasileirão da Série B. Em 1999 conseguiu vaga para disputar sua primeira Copa Libertadores, após vencer a Seletiva para competição.

O grande título da história do Athletico foi conquistado em 2001, quando a equipe conseguiu vencer o Campeonato Brasileiro. A conquista ficou marcada pelas grandes atuações de Alex Mineiro, que marcou oito gols, nos últimos quatro jogos decisivos. Em 2005 o Furacão ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores. Após passar um período sem brigar por título, o Athletico chegou a final da Copa do Brasil em 2013, mas foi derrotado pelo Flamengo. A equipe volta a ter uma safra vencedora, com a equipe formada por Bruno Guimarães, Rony e Renan Lodi, além dos ainda titulares Santos e Thiago Heleno, que levaram a Copa Sul-Americana de 2018 e Copa do Brasil de 2019. O Furacão também conquistou no período a Levain Cup de 2019, disputada no Japão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo