Em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, confirmou e explicou a saída do lateral-direito Rafinha, que se transfere para o Olympiacos, da Grécia.
-O Rafinha recebeu uma proposta de um time grego. Já comunicou à gente que vai aceitar a proposta. O Flamengo lamenta, pois não gostaria de perdê-lo. A partir das 15h30, quando o avião decola para Curitiba (neste sábado, às 19h30, o Fla encara o Coritiba, clube do coração do atleta), ele não será mais jogador do clube, a pedido dele.
Rafinha deixa o Flamengo de graça, assim como chegou (quase) sem custos. O VP de futebol do clube detalhou mais a negociação:
– Convencer um jogador que estava á 14 anos na Europa, oito no Bayern, a mudar de vida, a deixar de ganhar em euro e deixar de viver na Europa, para vir para cá, não é fácil. Convencê-lo de um projeto aqui, um projeto novo…em meio a tudo isso, ele pediu uma cláusula que nos obrigasse a liberar para clubes da Europa se ele quisesse. Se não fosse este ponto, ele não viria. Tentamos convencê-lo a ficar, mas ele recebeu uma proposta para ficar por lá por mais dois anos (no Fla, teria mais um ano de contrato) e ganhar mais. É semelhante ao que fizemos com Filipe Luís (mas o contrato dele não tem esta cláusula).
![](https://esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Foto-Alexandre-Vidal-Flamengo-3342-1024x682.jpg)
-A multa rescisória dele para clubes do nosso continente era de 100 milhões de reais, mas para, de fora, era de graça…ele é o único jogador do Fla que tinha esse item no contrato. Não gastamos um euro para comprá-lo, apenas pagamos as luvas (que não serão pagas integralmente por ele não ter cumprido todo o contrato). Foi bom enquanto durou. Ele nos deu um retorno técnico inquestionável.
Em meio a coletiva de Marcos Braz, os perfis oficiais do Flamengo nas redes sociais confirmaram a saída do atleta. Após isso, o dirigente respondeu sobre substitutos do então camisa 13. Os jornalistas citaram nomes que apuraram ou que foram especulados, mas o VP desconversou.
-Não vou falar de nomes para não atrapalhar as negociações. Sei que é difícil substituir um jogador à altura de Rafinha e a janela para vir do exterior está fechada (apesar disso, jogadores sem clube, podem assinar com o Flamengo) seremos ferozes e calmos ao mesmo tempo para dar o tiro certeiro. Não queremos contratar por contratar, para ter reserva de mercado. Além disso, veio a questão do pandemia e tivemos que cortar gastos, reduzir salários. Não podíamos contratar. Mas vamos trazer um lateral, com certeza. Talvez dois. Sobre o Rodinei, não tem menor a chance do Flamengo pedir ao Inter o seu retorno- falou Braz, antes de concluir:
–Quanto ao João Lucas, quem tem que saber se ele está dentro do processo ou não é o técnico que chegou. O Matheuzinho será integrado aos profissionais segunda-feira- finalizou.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)
Pingback: Rafinha, Rivaldo, Zé Elias e mais: conheça os 10 principais brasileiros da história do Olympiacos - Esporte News Mundo
Pingback: Nome do Fagner é citado, mas Guga é o favorito para substituir Rafinha no Flamengo - Esporte News Mundo
Pingback: Isla é o novo lateral do Flamengo: anúncio deve ser feito nesse terça; confira os termos do contrato - Esporte News Mundo