Na madrugada dessa quarta-feira (21), mais precisamente às 5h (horário de Brasília), a Seleção Brasileira Feminina estreou com o pé direito nas Olimpíadas de Tóquio, ao golear a China por 5 a 0. O duelo teve um sabor especial, principalmente para a meio-campista Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, que quebrou o recorde de participações em jogos olímpicos.
Leia mais sobre as Olimpíadas de Tóquio
+ Brasil, Espanha e mais: veja as seleções masculinas favoritas em Tóquio
+ ‘Aqui não tem vaidade’ diz Marta após vitória da seleção sobre a China
Ao entrar em campo na madrugada dessa quarta-feira, Formiga se tornou a jogadora de futebol, entre homens e mulheres, que mais vezes disputou diferentes edições dos Jogos Olímpicos. Ao todo, desde a estreia na Olimpíada de Atlanta, em 1996, a meio-campista esteve presente em sete edições do maior evento de esportes do mundo.
— É gratificante. Sou grata a Deus por me dar saúde para estar aqui mais uma vez. Integrar esse grupo e poder pensar em melhorias para o futebol feminino, continuar contribuindo com a modalidade, é maravilhoso — comemorou, Formiga.
SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!
Veja a lista de participações de Formiga em Jogos Olímpicos:
- Atlanta, 1996
- Sidney, 2000
- Atenas, 2004
- Pequim, 2008
- Londres, 2012
- Rio de Janeiros, 2016
- Tóquio, 2021
Apesar de tantas participações, Formiga ainda busca o tão sonhado ouro olímpico, que pode acontecer em Tóquio. Até aqui, a craque brasileira conquistou duas medalhas de prata, sendo elas em Atenas (2004) e Pequim (2008).
Após golear a China, por 5 a 0, com gols de Debinha, Bia Zaneratto, Andressa Alves e Marta (2x), a Seleção Brasileira Feminina volta à campo no sábado (23), às 8h (horário de Brasília), para enfrentar a Holanda, pela segunda rodada do Grupo F. O palco do confronto será novamente em Miyagi.