Geral

Fórmula 1 determina quais serão os circuitos que terão corrida Sprint em 2023

Divulgação / Twitter: Formula 1

A Fórmula 1 já determinou quais são os seis circuitos que vai receber a corrida sprint na temporada 2023. De acordo com a jornalista Mariana Becker da Band, os países selecionados são: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, São Paulo (Brasil), Austin (Estados Unidos) e Qatar.

A oficialização deve acontecer na próxima reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor que ainda não foi divulgado uma data.

A direção da F1 se reuniu antes dos treinos livres para o GP de Abu Dhabi e as corridas sprint foram umas das pautas da reunião. Em setembro, foi anunciado pela entidade que aumentaria a quantidade de corridas classificatórias, de três para seis. E Interlagos foi um sucesso e vista com bons olhos.

Foi apurado que a comissão enxerga que o show importa, mas não é interessante em circuitos que não tem poder de ultrapassagem, no caso Ímola. A taxa de inscrição que o organizador do GP coloca são poucos considerados já que teve pouca emoção.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O caminho que a Fórmula 1 buscou por pistas de alta velocidade, com retas longas e na qual os pilotos tem inúmeras possibilidade de ultrapassagem. No caso de Interlagos em 2022, a sprint contabilizou 37 ultrapassagens em 24 voltas e irá seguir no calendário ano que vem pela terceira vez.

O diretor da FIA, Stefano Domenicali, já apresentou aos chefes de equipe as pistas propostas para corrida sprint em 2023. Até o momento, várias mudanças podem ocorrer já que nem todas as pistas tem seus contratos finalizados, no caso do Qatar.

Outro ponto que foi discutido é referente a classificação para a corrida sprint e uma nova sessão para definir o grid de largada para a corrida principal. A direção da F1 acredita que os pilotos estejam dispostos a ser competitivos e não cautelosos tanto na sprint quanto no GP.

O atual campeão Max Verstappen já foi bem crítico com a ideia proposta pela federação e que o piloto prefere a não se arriscar.

“Para mim, não é tão divertido. Gosto de ser um treino e ir direto pra classificação, já que é menos tempo de treino para todos e você precisa ser sublime no acerto, sinto que você não arrisca muito. Eu não sou um grande fã porque sinto que não corremos. São poucos pontos que você ganha, e você também não pode arriscar porque a corrida principal é onde você conquista pontos. Você não realiza pit-stop, então apenas coloca um pneu que vai durar a distância da corrida.” disse Verstappen.

Por enquanto, não a um acerto definido e que a proposta vai ser discutida mais à frente com todos os envolvidos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo