Campeonato Cearense

Fortaleza e Ceará empatam em primeiro jogo da final do Campeonato Cearense

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Em empate sem gols no Clássico-Rei, Fortaleza e Ceará vão para a decisão do título estadual, no próximo sábado (06), sem vantagens no placar

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Fortaleza encarou o Ceará, neste sábado (30), no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, na Arena Castelão. O Clássico-Rei foi equilibrado e os times tiveram chances de levar a vantagem para a decisão, mas não foram efetivos. O jogo de volta, que decidirá o campeão do estadual, acontece no dia 06 de abril, também na Arena Castelão, às 16h40 (horário de Brasília).

O JOGO

O primeiro tempo começou movimentado, as duas equipes mostraram disposição para atacar e tentar abrir o placar no Clássico-Rei. Aos 9′, um lançamento de Moisés para Hércules, o meia passou pela marcação do Ceará e criou uma tentativa de marcar, mas foi travado por Matheus Bahia, que chegou para tirar a bola para a linha de fundo. Em outra oportunidade, em levantamento de Dudu, pela direita, a bola passa por Lucas Sasha e sobra para Lucero na esquerda, que aproveita a jogada e tenta marcar para o Fortaleza, mas a bola passa direto para fora do gol.

Do outro lado, o Ceará também criou oportunidades, principalmente, pela esquerda, buscando sempre o Erick Pulga. Sem conseguir avançar pela defesa tricolor e com Pulga bem marcado pelo sistema defensivo do Fortaleza, o alvinegro precisou criar outras possibilidades. Aos 18′, Matheus Bahia tentou um lance de longe, mas a bola passou por cima do gol de João Ricardo.

A partir da metade do primeiro tempo, o ritmo de jogo diminuiu e as equipes ficaram mais na retranca. Com a bola concentrada no meio de campo, o Fortaleza buscou a troca de passes, precisão e apostou menos na velocidade, evitando os erros e os espaços. O Ceará optou pela organização, para garantir a posse de bola, evitar abrir e, consequentemente, não deixar que o Leão do Pici encontrasse oportunidades para chegar na área. Ambas equipes continuaram com boas chances, mas chegar à área adversária era um desafio, o que deixou o jogo morno.

No segundo tempo, o Fortaleza voltou dominando. A entrada de Marinho trouxe mais ritmo para o Tricolor de Aço, que criou novas situações e voltou a atacar. Aos poucos, o Ceará também entrou no ritmo e seguiu com a estratégia de buscar Erick Pulga. O jogo ganhou velocidade e equilíbrio, os times se abriram e deixaram mais espaços para as tentativas dos sistemas ofensivos.

Aos 59′, a bola é cruzada na área do Ceará e escapa do goleiro Richard, na oportunidade, quase o Fortaleza marca o primeiro gol, mas a defesa alvinegra afasta o perigo. Apesar do Leão dominar, o Vozão permaneceu organizado em seu sistema defensivo e conseguiu criar algumas oportunidades no ataque. Aos 73′, na melhor oportunidade do jogo, Saulo ganhou Kuscevic na briga pelo lance, avançou na área e ficou cara a cara com João Ricardo, mas a bola parou na defesa do goleiro do Fortaleza.

Sem deixar o ritmo esfriar, aos 76′, após cruzamento, Sasha desvia a bola para Marinho na ponta da pequena área, mas a bola passa direto e o atacante do Fortaleza perde grande chance de gol. No minuto seguinte, outra jogada perigosa do Ceará. Erick Pulga recebeu a bola na esquerda, passou pela defesa tricolor, limpou a jogada pelo meio e chutou, dando trabalho para João Ricardo, que fez uma bela defesa e salvou mais uma vez o Leão do Pici.

A partida continuou equilibrada e com tentativas nos dois lados, mas as situações criadas não foram suficientes para que o Clássico-Rei terminasse com o placar positivo para um dos lados. Com tudo igual para o jogo de volta, a decisão do Campeonato Cearense será no próximo final de semana.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Com agenda apertada, o Fortaleza viaja para o Paraguai, onde irá encarar o Sportivo Trinidense na estreia da Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira (03), às 21h (horário de Brasília). Já o Ceará tem a semana livre e volta a campo somente no segundo jogo da final do Campeonato Cearense, no sábado (06), às 16h40 (horário de Brasília), na Arena Castelão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo