Flamengo

Frustração x esperança: Flamengo e Vasco disputam clássico em fases opostas

Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo e Daniel Ramalho/Vasco

Em momentos distintos e comandados por novos técnicos, Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo (5), no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Enquanto o Rubro-Negro busca a reabilitação na temporada sob o comando de Vítor Pereira, o Cruzmaltino vislumbra dias melhores e vem demonstrando evolução gradativa com Maurício Barbieri. 

+Flamengo x Vasco: retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir

O Flamengo entra em campo mais pressionado que nunca. Isso porque, na última terça-feira, o time da Gávea chegou ao terceiro fracasso no ano depois de perder o título da Recopa Sul-Americana, nos pênaltis, em pleno Maracanã, para o Independiente Del Valle. Agora, precisa mostrar serviço no clássico para retomar a confiança e começar a dar a volta por cima na temporada.

Apesar da necessidade de vitória para espantar a crise, o Rubro-Negro está garantido nas semifinais do Campeonato Carioca e, inclusive, ainda não foi derrotado na competição. O duelo deste domingo será o segundo da sequência de clássicos do Fla na reta final da Taça Guanabara. Além do Vasco, o time da Gávea já havia vencido o Botafogo na última rodada e ainda encara o Fluminense, na próxima quarta. 

Para pegar o Cruzmaltino, o principal desfalque é o do centroavante Pedro, que se queixou de um incômodo no adutor da coxa e, por isso, não será relacionado. Além do camisa nove, o jovem Matheus Gonçalves, destaque do time de VP nos últimos jogos, também é dúvida. O meia sentiu dores musculares e não tem presença confirmada no clássico. Bruno Henrique, em transição, e Victor Hugo, lesionado, seguem sendo baixas.

Por outro lado, Léo Pereira treinou normalmente com o elenco e deve voltar a ser opção para enfrentar o Vasco. No lugar de Pedro, Gerson e Everton Cebolinha disputam a vaga. No entanto, o “Coringa”, como é conhecido, leva vantagem na disputa e deve formar dupla com Vidal no meio de campo. Há a chance do esquema com três zagueiros ser repetido e, com isso, Thiago Maia seria utilizado no lado esquerdo da defesa, assim como contra o Del Valle.

Se Vítor Pereira chega pressionado por um lado, Maurício Barbieri disputará o clássico vivendo um ótimo momento com sua torcida. Afinal, além do desempenho estar mostrando evolução jogo após jogo, os resultados e as atuações individuais também têm chamado atenção positivamente. 

Atualmente, o Gigante da Colina vem de duas goleadas (4-0 sobre o Trem e 4-1 sobre o Boavista) e uma vitória por 2-0 no clássico diante do Botafogo. Se pegarmos um recorte mais abrangente, veremos que o Cruzmaltino tem cinco vitórias e apenas uma derrota nos últimos seis jogos. Tal derrota, inclusive, diante do Fluminense, não foi tratada como terra arrasada e ajudou algumas peças a se consolidarem no time titular, como o volante Rodrigo por exemplo.

Todo esse cenário positivo ainda é impulsionado pela volta de Andrey Santos ao time. Negociado por empréstimo junto ao Vasco, o volante retorna ao clube até o meio do ano e deve fazer sua reestreia justamente nesta partida. Além disso Figueiredo e Marlon Gomes estão em processo de transição e podem ser relacionados para a partida, assim como a nova contratação, Capasso, que já foi regularizado. Com isso, a provável escalação que Barbieri mandará a campo deve ser: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos (Barros) e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul. 

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook

O clássico dos milhões deste domingo nos reservará diversas emoções já que, em caso de vitória, o Flamengo garante o título da Taça Guanabara antecipadamente e o Vasco teve sua vida atrapalhada com a vitória do Volta Redonda neste sábado e ainda luta pela classificação às finais. A bola rola às 18h10.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo