Futebol Internacional

Gigante! Relembre a carreira de Wayne Rooney, ídolo do futebol inglês

Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Wayne Rooney anunciou sua aposentadoria nesta sexta-feira (15), além de sua efetivação como técnico do Derby County, que disputa a segunda divisão inglesa. Rooney é tido como um dos maiores jogadores do futebol inglês e fez parte de uma das gerações mais talentosas de seu país. Relembre no Esporte News Mundo momentos da carreira do craque.

COMEÇO NO EVERTON

Rooney celebra gol pelo Everton, 2002 (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

Nascido em Liverpool, Rooney iniciou sua carreira no Everton. Fez sua estreia no time principal em agosto de 2002, em um empate dos Toffees contra o Tottenham. Em outubro daquele ano, marcou o gol da vitória sobre o Arsenal no último lance do jogo e se tornou na época o jogador mais jovem a marcar na Premier League, com apenas 16 anos. Mais tarde foi superado por James Milner e James Vaughan.

IDOLATRIA NO MANCHESTER UNITED

Rooney comemora gol marcado contra o Arsenal, 2009 (Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)

Em 2004, Rooney deixou o Everton rumo ao Manchester United. Em sua estreia pelos Red Devils, o então jovem de apenas 18 anos marcou três vezes na vitória de sua equipe por 6 a 2 sobre o Fenerbahçe, em jogo válido pela Champions League. Em sua primeira temporada em Old Trafford, Rooney foi artilheiro do time e recebeu o prêmio de melhor jogador jovem do ano.

Em 2007, Rooney herdou a camisa 10 de Van Nistelrooy. Já consolidado como um dos grandes jovens talentos de sua geração, o jogador com então 22 anos já havia participado da Copa do Mundo de 2006 e ajudou o United a conquistar mais um título de Premier League. Rooney e Cristiano Ronaldo firmaram uma parceria no ataque do United que conquistou o mundo do futebol e colecionaram troféus, inclusive uma Champions League e um Mundial de Clubes da Fifa.

No ano de 2011, Rooney marcou aquele que é tido como o gol mais emblemático de sua carreira. No clássico contra o Manchester City, o camisa 10 fez de voleio o tento da vitória do United por 2 a 1 no Old Trafford. Dois anos depois, em 2013, conquistou sua última Premier League. Em 2016, contra o grande rival Liverpool, Rooney marcou e ultrapassou Thierry Henry como o maior artilheiro pelo mesmo clube dentro da era moderna do Campeonato Inglês. Deixou o clube como maior artilheiro da história do United, com 253 gols em 393 partidas.

RETORNO AO EVERTON E FIM DE CARREIRA

Rooney marca contra o Tottenham, 2017 (Foto: Paul Ellis/AFP via Getty Images)

Em 2017, Rooney retornou ao Everton após 13 anos. Já veterano, ajudou o clube azul de Liverpool com gols importantes na Premier League, inclusive marcando no empate contra o grande rival dentro do Anfield.

Ao fim da temporada, deixou o Everton rumo à MLS, onde vestiu as cores do D.C. United. No começo de 2020, voltou à Inglaterra e tornou-se jogador-treinador do Derby County, onde pendurou as chuteiras como jogador e agora inicia sua trajetória como técnico.

SELEÇÃO INGLESA

Rooney na Copa do Mundo de 2006 (Foto: Aris Messinis/AFP via Getty Images)

Rooney é o maior artilheiro da história do English team. Participou de três Copas (2006, 2010 e 2014), no entanto marcou apenas uma vez, contra o Uruguai no mundial disputado no Brasil.

Fez parte daquela que é tida como uma das gerações mais talentosas do futebol inglês, ao lado de Steven Gerrard, Frank Lampard, Rio Ferdinand e David Beckham. Em sua melhor participação em mundiais, Rooney pela Inglaterra em 2006 chegou até as quartas de final do torneio, onde foi eliminado nos pênaltis para Portugal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo