GP de Silverstone, berço da Fórmula 1, realmente não decepciona. Carlos Sainz cravou sua primeira pole position no sábado e, no domingo, entrou para o hall de vencedores na principal categoria do esporte a motor. Para deixar essa conquista com um gostinho ainda melhor, o triunfo do espanhol foi veio na melhor corrida de 2022.
No apagar das luzes Sainz não foi muito bem e perdeu a ponta para Max Verstappen. No entanto, o forte acidente, que teve Guanyu Zhou como um dos protagonistas, acionou a bandeira vermelha. A corrida foi interrompida.
Pela regra, o grid que recomeçou o GP de Silverstone foi o mesmo definido pela classificação. Quando a corrida reiniciou, Sainz conseguiu se manter na ponta e, pouco depois, começou a travar uma defesa contra o atual campeão mundial que até pareceu uma inversão do que rolou no GP do Canadá.
O piloto da Ferrari até mantinha um bom ritmo assegurava uma certa distância sobre o #1. Contudo, ele cometeu um erro crasso que quase lhe custou a vitória. O espanhol saiu da pista e deu a brecha para Max assumir a liderança.
Nesse momento até pareceu que a Red Bull teria mais uma vitória fácil e Verstappen ampliaria a vantagem no campeonato. Mas a sorte estava contra o holandês, que teve um furo de pneu na volta 14 e foi forçado a ir aos boxes antes do planejado.
Com o carro de Red Bull fora, as duas Ferraris lideravam a corrida. Lewis Hamilton apresentava um bom ritmo de corrida – muito forte, por sinal – e tudo indicava uma possível vitória do inglês.
Na volta 21 a Ferrari chamou Sainz para os pits e manteve Leclerc na pista para segurar Hamilton. O heptacampeão continuou andando rápido e já estava a ponto de abrir a asa móvel quando o time de Maranello optou por chamar o monegasco para a troca de pneus.
A escolha da Meredes foi estender o ritmo de Hamilton para que ele tivesse compostos mais novos na parte final do GP de Silverstone e tivesse condições de brigar pela liderança. Porém, a equipe alemã foi seu próprio calcanhar de Aquiles. Ao chamar o heptacampeão para os pits no giro 33, fez uma troca de pneus lenta (na casa dos 4s), e fez Lewis voltar atrás das duas Ferraris.
Lewis saiu dos boxes e passou a ser o mais veloz entre os líderes. Porém, um safety car minou as chances do britânico de vencer o GP de Silverstone. Na volta 40 a Alpine de Esteban Ocon teve problemas e o francês foi forçado a abandonar a corrida, que trouxe a bandeira amarela para a pista.
Com isso, a Ferrari optou por levar Sainz – que tinha pneus mais gastos que Leclerc – aos pits. A Mercedes optou pela mesma estratégia com Hamilton (os dois calçaram a borracha mais macia).
E aí veio a relargada e tudo indicava a uma briga por Lewis pela liderança, mas Sergio Pérez acabou com a festa dos alemães. O mexicano ressurgiu das cinzas (depois de problemas no início da corrida) e atacou o heptacampeão mundial. Além de ganhar a posição do britânico, ‘checo’ não aliviou para Leclerc e brigou pelo segundo lugar no pódio.
E a briga foi intensa. Tão movimentada que é difícil descrever.
Fiquem com as imagens:
A partir daí faltavam apenas 6 voltas para o final. Com a bagunça pela vice liderança, Sainz conseguiu abrir vantagem e venceu, no GP de Silverstone, pela primeira vez na Fórmula 1. Pérez foi o segundo e Lewis fechou o pódio.
A classificação completa da corrida ficou assim:]
A Fórmula 1 retoma as suas atividades com o GP da Áustria, na próxima semana, entre os dias 8 e 10 de julho.