Os jogos que definiram os classificados do Grupo H definiram todas as seleções participantes das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023. Consequentemente, metade das equipes também deu adeus ao sonho do título. Ao fim da fase de grupos nesta quinta-feira (3), surpresas positivas e negativas caracterizam os confrontos disputados na Austrália e na Nova Zelândia.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
As evidentes decepções são as eliminações de Alemanha, Brasil e Canadá. As alemãs, vice-líder no ranking da Fifa, bicampeã mundial e com oito títulos europeus não se classificaram ao mata-mata pela primeira vez na história do Mundial Feminino, após empatarem com a Coreia do Sul e verem Marrocos ganhar da Colômbia. A Seleção Brasileira frustrou depois de não sair do zero contra a Jamaica, enquanto as canadenses, atuais campeãs olímpicas, foram goleadas pela Austrália na rodada final. Com tais desclassificações, craques mundiais como Alexandra Popp, Marta e Christine Sinclair deixam de figurar no torneio. Além das três, a Nova Zelândia deu adeus ao empatar com a Suíça e se tornou a primeira anfitriã a sair ainda na primeira fase. Os Estados Unidos ficaram com o sinal amarelo ligado depois de rendimento abaixo contra Portugal e empatarem dois de seus três confrontos.
Por outro lado, a África protagoniza o mais lindo capítulo. Das quatro seleções classificadas, três avançam às oitavas e conquistam feito histórico em competições de nível mundial, tanto no masculino como no feminino. A Zâmbia ficou na fase de grupos, após ser derrotada por Espanha e Japão e se despedir com vitória sobre a Costa Rica. Por outro lado, a Nigéria venceu a Austrália e empatou sem gols com Canadá e Irlanda no Grupo B, a África do Sul ganhou da Itália nos acréscimos, e Marrocos soube superar a goleada sofrida pela Alemanha na estreia com triunfos simples sobre Coreia do Sul e Marrocos.
Com isso, as 16 seleções classificadas são: África do Sul, Austrália, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Jamaica, Japão, Marrocos, Nigéria, Noruega, Países Baixos, Suécia e Suíça. As oitavas de final começarão a ser disputadas no próximo sábado (5). De um lado da chave, estão Suíça x Espanha, Países Baixos x África do Sul, Japão x Noruega e Suécia x Estados Unidos. Do outro, Austrália x Dinamarca, França x Marrocos, Inglaterra x Nigéria e Colômbia x Jamaica. Abaixo, veja o calendário desta fase, com todas as partidas no horário de Brasília.
Sábado (5)
Suíça x Espanha – Eden Park, em Auckland/NZL, às 2h
Japão x Noruega – Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL, às 5h
Países Baixos x África do Sul – Allianz Stadium, em Sydney/AUS, às 23h
Domingo (6)
Suécia x Estados Unidos – Estádio Retangular de Melbourne, em Melbourne/AUS, às 6h
Segunda-feira (7)
Inglaterra x Nigéria – Lang Park, em Brisbane/AUS, às 4h30
Austrália x Dinamarca – Estádio Austrália, em Sydney/AUS, às 7h30
Terça-feira (8)
Colômbia x Jamaica – Estádio Retangular de Melbourne, em Melboure/AUS, às 5h
França x Marrocos – Estádio Hindmarsh, em Adelaide/AUS, às 8h