Gregg Popovich conquistou 1.336 vitórias como técnico do San Antonio Spurs, na vitória contra o Utah Jazz, nessa sexta-feira. Esse é o maior número de jogos que um técnico da NBA já venceu na história da liga.
Uma vitória por 104 a 102 sobre o Utah Jazz, garantiu a 1.336ª vitória da temporada regular do treinador de 73 anos, superando o recorde anterior de Don Nelson, amigo e mentor que ele serviu como assistente, enquanto esteve no Golden State Warriors, por duas temporadas. Em sua 26ª temporada e 2.030º jogo com os Spurs, o único time que ele já treinou, era apropriado que Popovich atingisse o marco sem precedentes.
“É apenas um testamento para um monte de gente. Algo assim não pertence a um indivíduo. Basquetebol é um esporte de equipe. Você prega aos seus jogadores que eles têm que fazer isso juntos e esse certamente tem sido o caso da minha vida com todos os jogadores e treinadores maravilhosos, a equipe com a qual fui abençoado, o apoio desta cidade maravilhosa. Os fãs nos apoiam não importa o que aconteça. Todos nós compartilhamos esse recorde. Não é meu. É nosso, aqui na cidade.” – Popovich, na noite dessa sexta feira, após quebrar o recorde.
Ele é o quarto treinador, desde o final da primeira temporada da NBA, a ficar no topo da lista de vitórias. Red Auerbach manteve a marca por cerca de meio século, seguido por Lenny Wilkens, seguido por Nelson e agora, Popovich.
“O irônico sobre isso é que Nelson me deu um emprego quando eu não tinha um, em 1992. Ele me contratou. Estar nesta posição, com o mesmo fôlego que ele, é, na minha opinião, indigno e bastante estranho, porque ele foi tão maravilhoso em salvar a minha família. Então, é irônico que eu esteja sentado aqui. nesta situação.” – Completou, Popovich.
A primeira passagem de Popovich em San Antonio terminou em 1992, trabalhando para Larry Brown, até que toda a comissão técnica foi demitida. Foi quando Popovich conseguiu um emprego como assistente no Golden State Warriors, trabalhando para Nelson por duas temporadas. Ele voltou aos Spurs em 1994 e assumiu o cargo de técnico em 1996. Os Spurs divulgaram um vídeo de Nelson após o jogo, parabenizando Popovich, a quem ele chamou de um de seus melhores amigos e dizendo o quanto está orgulhoso das conquistas de seu ex-assistente.
Popovich ganhou cinco campeonatos da NBA e 13 títulos de divisão. Foi recentemente nomeado um dos 15 maiores treinadores da história da liga. Ele treinou os membros da equipe do 75º aniversário da NBA, Robinson e Tim Duncan, os futuros membros do Hall da Fama, Manu Ginobili e Tony Parker, bem como profissionais que encontraram carreiras em San Antonio, como Danny Green e os atuais treinadores da NBA, Steve Kerr, Monty Williams, Ime Udoka e Doutor Rios.
Quando assumiu os Spurs, em 1996, Popovich os transformou em uma máquina vencedora de campeonatos, conquistando títulos em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. Ele levou os Spurs aos playoffs pela 22ª temporada consecutiva e foi eleito o treinador da NBA. Seu campeonato mais recente pode ter sido o mais doce, já que os Spurs vingaram uma derrota dolorosa para LeBron James e o Miami Heat na final de 2013. Esse também foi o título final de Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili.