O Grêmio receberá na Arena o América-MG, em jogo que pode definir o restante da temporada tricolor. Pela 13ª rodada do Brasileirão, ambos os times se encontram no Z4 da competição, onde uma vitória para cada time pode complicar o outro, enquanto um empate é insuficiente para ambos.
Sem ter permanecido fora do Z4 no Brasileirão desta temporada, o Grêmio tem a chance de mudar esse cenário. Enfrentando o América-MG, oponente direto na, por enquanto, luta contra o rebaixamento, do imortal não deverá faltar esforço, já que uma vitória afasta (em caso de derrota ou empate da Chapecoense, que enfrenta o Juventude em Caxias) da lanterna. Além disso, com um triunfo, o tricolor passará o oponente pelo saldo de gols. Ambos ficariam com nove pontos, mas o time mineiro, atualmente, tem -8 de saldo de gols, um a menos que o Grêmio (-7).
Já um empate entre Grêmio e América-MG, ambos times podem ver o Sport e Cuiabá dispararem caso esses ganhem. Cuiabá enfrenta o Corinthians no Mato Grosso, enquanto o Sport enfrenta o Ceará na Ilha. Uma derrota poderá decretar que o Grêmio disputará a fuga do rebaixamento, já que o América sairia do Z4, deixando o tricolor a, talvez, quatro pontos do 18º colocado (caso o Sport perca), colocando em xeque a temporada.
Os resultados possíveis são vários, mas sem dúvidas, uma derrota é o pior destino para a temporada. Além de poder ver os rivais nessa luta dispararem pela tabela, o possível trunfo nessa virada tricolor pode começar a perder o efeito. As duas partidas atrasadas, contra Cuiabá e Flamengo, “tiraram” seis pontos do Grêmio. Caso perca para o time mineiro hoje, nem com esses dois jogos poderá sair do Z4. Mesmo tendo Copa do Brasil no meio da semana, deverá ir com força máxima para a partida.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)