Copa do Mundo - Qatar 2022

Grupo H: Revanche de Portugal contra Uruguai após eliminação

Reprodução: Twitter Oficial da Seleção Portugal

Três dias depois de carimbar sua passagem para o Catar, Portugal voltou suas atenções para Doha nesta sexta-feira (1) para conhecer as seleções que enfrentará na fase de grupos. Classificada como cabeça-de-chave, os lusitanos viram o carrasco de 2018 cair no seu grupo. O Uruguai, que eliminou o time de CR7 na última Copa, voltará a jogar contra os europeus em 2022. Além deste duelo de revanche, o grupo H também conta com Coreia do Sul e Gana, que já protagonizou um jogo histórico de Copa contra os uruguaios em uma quartas-de-final em 2010.

Portugal vem vivendo com Cristiano Ronaldo, seu maior momento na história do futebol. Depois de ganhar a Euro em 2016, os lusos conseguiram um título importante durante o ciclo de Copa: a primeira Nations League, vencida em 2019. De lá pra cá, a Seleção vive altos e baixos: caiu nas oitavas na Euro 2020 e teve que participar da repescagem para garantir vaga no Catar. Ainda que não na sua melhor fase (dentro do melhor recorte da história da Seleção), Portugal têm uma ótima geração em mãos com novos nomes a serem comandados por Cristiano Ronaldo. Eles são a seleção favorita do grupo, mas encontrarão dificuldades com todas as outras três seleções.

Na última Copa do Mundo, Portugal estava no momento melhor e mesmo assim foi parada pelo Uruguai, que poderá travar Ronaldo e companhia mais uma vez. Os sul-americanos se classificaram após uma sequência de quatro vitórias nas últimas quatro rodadas das Eliminatórias da CONMEBOL. Em 2018, Uruguai e Portugal se enfrentaram nas oitavas de final, e Luis Suarez e companhia venceram por 2 a 1. Esse jogo não é o único reencontro de Copa no grupo.

Gana, que estava no pote 4, tem como sua melhor participação em Copas do Mundo, uma quartas-de-final em 2010 , que poderia ser semifinal se não fosse o Uruguai. Nos últimos minutos, Luisito tirou um gol de Gana nos últimos minutos ao defender com as mãos em cima da linha um chute de Asamoah Gyan, e foi expulso. Gyan perdeu o pênalti e o Uruguai se classificou após esse icônico momento e frustrou os africanos, que podem se vingar agora em 2022.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

A seleção ganesa volta a uma Copa do Mundo, depois de ficar de fora em 2014. Os africanos se classificaram ao eliminar a Nigéria com dois empates, estando na Copa por conta do regulamento do gol fora. Eles se juntam ainda a Coreia do Sul, que se classificou em segundo lugar nas Eliminatórias Asiáticas, a dois pontos do primeiro lugar Irã. Com Son como astro da Coreia, os asiáticos assim como Gana tem condições de roubar uma das vagas, que teoricamente tem Portugal e Uruguai como favoritos. Na primeira rodada teremos Portugal x Gana e Uruguai x Coreia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo