Z - Futebol Agência ENM

Guarani domina Ceará e apresenta ótimos números; veja

Reprodução/Lucas Emanuel

Neste sábado o Guarani conseguiu importante vitória por 3×0 contra o Ceará fora de casa pelo campeonato Brasileiro Série B, o jogo foi marcado por uma boa atitude coletiva da equipe de Campinas, marcado principalmente por jogadas ofensivas do time do Bugre. Mas como o time Bugrino conseguiu colocar essa pressão novamente e garantir mais uma vitória tranquila na Série B?

O jogo começou extremamente movimentado para os dois lados, quando logo aos 2 minutos, o zagueiro do Guarani comete erro na defesa e disponibiliza um contra-ataque para a equipe do Ceará, que só é impedido pela própria zaga do time de Campinas que salva o Bugre pela primeira vez na partida.

Após isso o jogo muda completamente de lado, quando o Guarani domina a partida abusando principalmente do meio de campo, com uma estratégia similar a da última partida do time, contra o Avaí, no qual o time de Campinas ganhou de 4×1.

Esse domínio do meio de campo foi comprovado pela eficácia dos volantes do time, Alexis Alvarino e Wanderson, que foram responsáveis por anular todas as tentativas de infiltração dos meias do Ceará, que se tornavam irrelevantes, já que a ideia principal do ataque do time do Nordeste era passes ofensivos para os cabeças de área, fazendo as ligações diretas com os meias visando principalmente, no primeiro tempo, Álvaro, que tentava as finalizações dentro da área.

A estratégia defensiva do Guarani se mostrou com êxito, já que o time saiu com a baliza zero até o final dos 90 minutos, porém, o time Bugrino não deixou de mostrar furos defensivos, principalmente quando o Ceará jogava pelas pontas, realizando cruzamentos na área; sendo os lances de maior perigo para o time de Campinas.

Esses “furos” aconteciam principalmente quando os laterais subiam para auxiliar ofensivamente, e isso acontecia com certa frequência, já que uma das principais jogadas do time de Campinas era a corrida ofensiva pelas pontas, geralmente com os laterais e os meias ao mesmo tempo, para poluir a área do Ceará, gerando oportunidades de ataque.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O primeiro e segundo gol do time saíram desse tipo de jogada, sendo os dois puxados pelos meias-ofensivos do time, Isaque e Bruninho, que foram responsáveis por fazer essa “ligação” entre a defesa e o ataque buscando sempre Bruno Mendes, que sendo o cabeça de área, tentava sempre realizar a finalização, sendo a parte final de toda a estratégia traçada pelo time desde os laterais.

O terceiro gol porém veio de uma estratégia diferente, começando principalmente com uma jogada individual de Diego Porfírio, que realizou uma ligação rápida com Derek, que consegue uma bonita finalização para fechar o caixão do Ceará de vez.

Um fato interessante sobre esse gol é a presença do cabeça de área, que, apesar do Bruno Mendes ter saído, agora se fazia na presença do Derek, que mesmo não estando presencialmente na área, fazia essa função quando avançava pera a área em direção ao gol.

Outro jogador importantíssimo nessa formação é o Regis, que de novo, apesar de não ser tão presente nos gols do time, servia principalmente para dar o toque final necessário para que o Guarani conseguisse realizar o jogo perfeito. Servindo como a peça principal nesse motor que é o time Bugrino. O número 78 flutuava sobre o campo, não tendo uma posição fixa, e era o meia cerebral da equipe, ditando o jogo, presença essa que foi indispensável para a vitória na partida.

Apesar de ser somente a segunda partida de Bruno Pivetti, já há como analisar seus planos de jogo e sua forma de guiar a partida, portanto, o técnico já mostrou que sabe o que está fazendo e tem tudo para fazer uma ótima competição com o time do Guarani.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo