Corinthians

Há dez anos o Corinthians conquistava o mundo pela segunda vez

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em 16 de dezembro de 2012, exatamente dez anos atrás, o Corinthians disputava a final do Mundial de Clubes em Yokohama (Japão) com o Chelsea. O Timão sagrou-se campeão do mundo pela segunda vez após derrotar os Blues por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.

Vencedor do Campeonato Brasileiro de 2011, o Corinthians disputou a Libertadores e conquistou a taça em cima do Boca Juniors. A final contou com duas partidas: a primeira terminou empatada em 1 a 1 na Bombonera e a segunda findou em 2 a 0 para o alvinegro no Pacaembu. O resultado conferiu ao Timão uma vaga no torneio internacional.

Segundo o regulamento da FIFA, os campeões da Libertadores e da Champions League já entravam no mundial nas semifinais. Assim, o Corinthians superou o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0, com gol do centroavante Paolo Guerrero e chegou à final da competição.

O Corinthians é o maior vencedor do mundial na América do Sul. Seu primeiro título veio em 2000, na primeira edição do torneio mundial. Naquela ocasião o Timão venceu o Real Madrid e enfrentou o Vasco na final, ainda nos moldes antigos da competição, que foi reformulada em 2005.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece com o Timão? Mais informações sobre o Corinthians você encontra no Esporte News Mundo, através do TwitterFacebook e Instagram.

O JOGO

Comandado por Tite, o Corinthians entrou em campo no Estádio Internacional de Yokohama, às 20h30min no horário local e 8h30min em Brasília, com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson; Guerrero.

Foi uma partida dura, com Cássio operando milagres e Paolo Guerrero cabeceando para o fundo do gol. O placar magro, porém grandioso, concedeu ao Corinthians a vitória na partida, o bicampeonato da competição e a invasão histórica da torcida alvinegra.

Daquele elenco campeão do mundo, Cássio, Fábio Santos e Paulinho ainda atuam como jogadores do Timão. O ex-lateral Alessandro Nunes está na gerência de futebol e o ex-meia Danilo está à frente do sub-20 do Corinthians.

Confira o gol do título:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo