Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Inspirada por Cristiano Ronaldo, Telma Encarnação escreve seu nome na história na primeira vitória de Portugal em Copas Femininas

Foto: Phil Walter/Getty Images

Telma Encarnação marcou o primeiro gol de Portugal em uma Copa do Mundo Feminina, na vitória por 2 a 0 sobre o Vietnã e escreveu para sempre seu nome na história de sua seleção. Nascida na Ilha da Madeira, a atacante ouviu os conselhos de Dolores Aveiro e seguiu os passos de seu maior ídolo: Cristiano Ronaldo. Em Waikato, na Nova Zelândia, a artilheira viveu um dia que sempre sonhou e viu seu país sentir orgulho de sua atuação.

— É o meu sonho jogar por Portugal, fazer história com Portugal. Este é o gol mais importante de todos. Por ser feito em um Mundial, é um orgulho enorme para mim. Não tenho palavras para descrever este momento — disse Telma em entrevista coletiva após o jogo.

+ Portugal vence primeiro jogo em Copas e elimina o Vietnã do Mundial

Telma Encarnação nasceu na cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira, e mesmo lugar que seu maior ídolo. Um dia, enquanto passeava pela orla da cidade, a jogadora ouviu de Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, o incentivo que levaria para o resto da vida.

— Vá à procura dos seus sonhos. Aqui, você não vai ter nada — declarou a mãe de CR7 para Telma.

Vendo os passos de Cristiano Ronaldo no futebol, Telma se inspirou no craque para trilhar seu caminho no esporte. CR7 iniciou a carreira em clubes da região, no Andorinha e no Nacional da Madeira, antes de mudar-se para Lisboa e surgir como promessa no Sporting.

Ela não tinha dinheiro para comprar uma bola de futebol, mas se esforçava com uma bola de basquete para treinar chutes na parede e ganhar força nas pernas. Aos 14 anos, Telma chamou atenção do Marítimo, clube da Ilha da Madeira, e rival das equipes em que Cristiano Ronaldo começou no futebol. No primeiro salário pelo Marítimo, Telma pediu ao clube para abastecer a despensa de casa.

Vestindo a camisa do “Leão da Madeira”, ela despontou como uma das maiores promessas do futebol feminino em Portugal. Com apenas 21 anos de idade e em quatro temporadas como profissional, a jovem atacante marcou 67 gols em 96 jogos.

Para saber mais sobre a Copa do Mundo Feminina 2023, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Pela seleção portuguesa, eram 24 partidas e cinco gols marcados. Até hoje. Em seu 25º jogo vestindo o uniforme de Portugal, Telma Encarnação balançou a rede para o país pela primeira vez em uma Copa do Mundo Feminina. Como se não bastasse o gol histórico, ela ainda deu uma assistência e recebeu o prêmio de melhor em campo.

— Fui agradecer às pessoas que tinham ali a bandeira da Madeira. É um orgulho. É [uma ilha] pequena, mas está pelo mundo inteiro — afirmou a jogadora após o jogo.

A vitória sobre o Vietnã coloca Portugal com chances de classificação na última rodada do grupo E. Para avançar às oitavas, Telma e companhia vão precisar derrotar a seleção dos Estados Unidos, atual bicampeã mundial e principal potência da modalidade. Apesar da dificuldade, a sensação de ter feito história pelo seu país já deixará a atacante marcada para sempre no futebol português. E se um dia Cristiano Ronaldo a inspirou, hoje, ela inspirou milhares.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo