O Palmeiras venceu, na tarde de domingo (23), o Santos pelo placar de 2 a 1. Vindo de uma péssima atuação na quarta-feira (19) contra o Athletico, o time de Vanderlei Luxemburgo demonstrou um bom desempenho e venceu o primeiro clássico no ano de 2020.
Além da primeira vitória em partidas contra rivais paulistas, o Verdão acumulou seu nono jogo sem perder. A última derrota foi contra o Corinthians, ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista.
O QUE MUDOU
Antes do jogo contra o Santos, o Palmeiras tinha feito, nessa temporada, 77% dos gols na segunda etapa. O time de Vanderlei Luxemburgo demorava a se encontrar em campo e precisava de mudanças no intervalo para se encaixar dentro da proposta do jogo. Em inúmeras vezes, foi burocrático e pouco produtivo no primeiro tempo.
No clássico, a equipe mandada a campo foi a mesma que jogou na quarta-feira contra o Athletico, e, apesar do desempenho ruim em Curitiba, os mesmos jogadores foram melhores contra o Santos. Com Lucas Lima se movimentando bastante e criando chances de finalizações, o Palmeiras exigiu, pelo menos, três defesas importantes de João Paulo, o goleiro santista.
Ao final do primeiro tempo, após o ritmo da partida ter caído, Alisson cometeu pênalti em uma cobrança de falta de Bruno Henrique e o time Alviverde, com Luiz Adriano, abriu o placar.
Dessa maneira, o Palmeiras foi para o vestiário com nove arremates, sendo quatro desses na direção do gol adversário, e superando a média que teve nas outras partidas contra equipes da Série A em 2020. Além disso, demonstrou entrosamento e poderia ter marcado mais gols ainda na primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
Com a vitória parcial, Vanderlei Luxemburgo trocou Bruno Henrique – um dos destaques no primeiro tempo – por Ramires ainda no intervalo. A mudança, entretanto, não começou bem, já que, aos dois minutos, o volante que tinha acabado de entrar, fez contra após um cruzamento na área alviverde.
Apesar de ter levado o empate com rapidez, o Palmeiras não se desesperou e continuou jogando bem. Com a entrada de Ramires, Patrick de Paula ganhou mais liberdade para atacar e foi assim que o Palmeiras chegou com perigo.
Aos oito minutos, Patrick de Paula cobrou uma falta de longe e acertou a trave do Santos. E, aos 27 minutos, o camisa 5, na entrada da área santista, acertou um belo chute para desempatar o jogo.
O time praiano foi ao ataque, mas não conseguiu evitar a derrota.
Mais objetivo e veloz, o Palmeiras fez sua melhor partida desde a volta do futebol. Apesar da vitória magra, o time de Vanderlei Luxemburgo criou oportunidades de gol e poderia ter garantido o resultado com mais tranquilidade.
PRÓXIMOS JOGOS
O Palmeiras tem, pela primeira vez desde o começo do Brasileiro, uma semana livre para treinar. No próximo sábado (29), o time de Luxemburgo enfrenta o Bahia, às 19:00, na Arena Fonte Nova. Depois enfrenta o Internacional na quarta-feira (2), às 21:30, no Allianz Parque.
Para saber tudo do Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.