O técnico Gianlorenzo Blengini definiu, nesta segunda-feira (5), os 12 atletas convocados para a seleção da Itália nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em 2016, os europeus ficaram com a prata diante do Brasil, mas no Japão buscam o ouro inédito que bateu na trave também em 1996 e 2004.
Blengini optou por não levar o time principal da Itália à Liga das Nações(VNL) e manteve um grupo de 14 jogadores em treinamento, apenas o ponteiro Michieletto e o levantador Sbertoli jogaram a VNL. O comandante frisou o empenho e dedicação do grupo todo, mas teve que cortar quatro atletas da lista olímpica para os Jogos, entre eles o ponteiro Filippo Lanza, que estava presente na prata de 2016.
-Chegamos a este ponto com 16 jogadores, todos com qualidades para fazerem parte desta expedição tanto do ponto de vista técnico como de aptidão para o trabalho. As escolhas feitas baseiam-se na necessidade de buscar o equilíbrio em cada departamento e mais geralmente nas necessidades gerais de um grupo que terá que desenvolver um determinado tipo de jogo. Repito: todos demonstraram qualidade e atitude, mas as necessidades das equipas têm prioridade e o regulamento obriga a escolhermos apenas doze atletas.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
+ Leia tudo sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio
Confira a lista:
Levantadores: Simone Giannelli, Riccardo Sbertoli
Opostos: Luca Vettori, Ivan Zaytsev
Ponteiros: Osmany Juantorena, Jiri Kovar, Daniele Lavia, Alessandro Michieletto
Centrais: Simone Anzani, Gianluca Galassi, Matteo Piano
Líbero: Massimo Colaci
O embarque da equipe da Itália para Tóquio está previsto para o dia 16 de julho, mas antes a equipe enfrentará a Argentina, que ficou no país após o final da Liga das Nações, em dois amistosos.