Dono do Botafogo e empresário do ramo de mídia, o estadunidense John Textor fez uma oferta de 90 milhões de euros (490 milhões de reais) por 40% das ações do Lyon, da França. De acordo com o portal Bloomberg, Textor estaria comprando a parte das empresas Parthe SAS e IDG Capital, que procuram fazer o negócio o mais rápido possível. O valor pago pelo estadunidense seria usado já na atual temporada para a contratação de reforços.
Assim, o banco Raine Group tem se encarregado das burocracias para acelerar o anúncio oficial. Apesar do acordo com os grupos, o John ainda será obrigado pelas leis francesas a fazer uma oferta pública a outros acionistas, o que pode aumentar seu percentual do clube.
Hepta campeão francês e atual campeão da UEFA Champions League feminina, o Lyon teria recebido ao menos seis ofertas de compra. O principal rival de Textor seria o empresário Forster Gillett, que tem o apoio de Jean-Michel Aulas, atual presidente do Lyon, que tem 28% do clube e pretende permanecer no comando.
Além de 90% do Botafogo, Textor também é dono de 40% do Crystal Palace, fazendo parte do conselho, e 100% do RWD Molenbeek, equipe da segunda divisão da Bélgica.
Apesar de só possuir 40%, John pretendia ser o único dono do Crystal Palace caso seus sócios Josh Harris e David Blitzer, vencessem a disputa pela compra do Chelsea. Contudo, o consórcio que incluía Harris e Blitzer perdeu a licitação no mês passado para um grupo liderado por Todd Boehly, proprietário do Los Angeles Dodgers, da Major League Baseball.
Segundo o portal Bloomberg, Textor e o banco Raine Group se recusaram a falar publicamente sobre as negociações.