Futebol Internacional

La Liga anuncia dois processos por racismo contra Vinícius Jr.

Vinícius Júnior

La Liga apresentou denúncias de racismo contra Vinicius Júnior após a partida do Real Madrid contra o Valladolid.

Na última sexta-feira (30), em que o clube merengue saiu vitorioso sobre o Valladolid, a torcida do time adversário utilizou-se de sons imitando macacos e expressões como “negro de merda” dirigidos ao jogador brasileiro. Além disso, ainda foram atirados vários objetos contra ele enquanto se dirigia ao banco de reservas pela lateral do campo após ser substituído.

O episódio foi motivo de revolta entre os torcedores e o próprio jogador, que se posicionou nas redes sociais afirmando que “os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a La Liga segue sem fazer nada”.

Como resposta, Javier Tebas, o presidente da La Liga, declarou que Vinicius Júnior deveria “se informar melhor”. A liga espanhola investigou o caso por meio de imagens e sons publicados em fontes abertas. Todo o material acompanha as acusações.

Foi apresentada uma queixa criminal por crimes de ódio ao Tribunal de Instrução de Valladolid. No entanto, a liga espanhola solicitou que a denúncia fosse transferida para a Procuradoria de Crimes de Ódio.

Por outro lado, para estudo e avaliação de sanção, foi apresentado um escrito de denúncia por insultos racistas ao Comitê de Competição da RFEF e à Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.

A LaLiga continua a trabalhar com clubes, jogadores, autoridades e todas as partes envolvidas no esporte para garantir que nenhum tipo de comportamento violento ou racista tenha lugar no futebol.

La Liga na nota oficial sobre o episódio.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo