Futebol

Lateral norte-americano do Newcastle fala sobre protestos nos EUA: “Queremos ser vistos como iguais”

Yedlin contou sobre mensagem emocionante do avô: (Créditos: Divulgação/Newcastle)
Yedlin contou sobre mensagem emocionante do avô: (Créditos: Divulgação/Newcastle)

O mundo dos esportes não está alheio aos protestos contra o racismo que acontecem nos Estados Unidos, motivados pela morte de George Floyd após ação violenta de um policial, em Minneapolis. Diversos atletas já se pronunciaram a respeito das manifestações e endossaram o pedido de respeito pelas vidas negras.

E nesta terça-feira (2 de junho), foi a vez do norte-americano DeAndre Yedlin, lateral do Newcastle, da Inglaterra. O jogador publicou uma mensagem em rede social e contou sobre uma conversa que teve com o avô, que mora nos Estados Unidos.

“Alguns dias após a morte de George Floyd, meu avô me mandou uma mensagem agradecendo por eu não estar morando nos Estados Unidos agora, porque ele temeria pela minha vida, sendo eu um jovem negro. Com o passar dos dias, eu não consegui tirar esse texto do meu avô da mente. Ele nasceu em 1946, viveu durante os movimentos pelos direitos civis, viveu tempos terríveis de racismo ao longo da história dos Estados Unidos, e hoje, depois de mais de 70 anos, ainda teme pela vida de seu neto negro”, disse Yedlin.

“Isso tudo no país em que ele e seu neto nasceram, no país em que seu neto representa quando veste a camisa da seleção dos Estados Unidos, no país que o seu neto representa jogando na Inglaterra. Eu me lembro de estar na escola primária e recitar o ‘Juramento de Fidelidade’, que termina em ‘com liberdade e justiça para todos’. Todo norte-americano deve se perguntar: ‘existe liberdade e justiça para todos?’ Se a resposta for sim, então ele faz parte do problema. De maneira alguma estamos pedindo que vidas negras importem mais que vidas brancas. Tudo o que estamos pedindo é que sejamos vistos como iguais, como seres humanos”, completou.

DeAndre Yedlin concluiu a mensagem na rede social prestando solidariedade a George Floyd e sua família, e a todas as pessoas que tiveram suas vidas tiradas por ações de brutalidade sem sentido de policiais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo