Charles Leclerc brilhou mais uma vez no traçado de seu país. O monegasco dominou o fim de semana e resultou na pole position conquistada nesse sábado, 28. Leclerc liderou a classificação por 0s225 sobre seu companheiro Carlos Sainz, com a sessão sendo encerrada por um acidente de Sérgio Perez.
A primeira parte da classificação já teve um acidente de Yuki Tsunoda na parte final do Q1. O japonês tocou em uma das barreiras de proteção do circuito faltando cerca de 2 minutos para o fim e foi o suficiente para embolar a sessão. Com todo o grid saindo dos boxes para uma última volta rápida, alguns pilotos nem mesmo conseguiram abrir sua volta. Foi o caso de Pierre Gasly, que acabou eliminado.
O Q2 viu novamente Daniel Ricciardo sofrendo com o ritmo da sua McLaren. O australiano ficou de novo muito abaixo de Lando Norris e foi eliminado na segunda etapa da classificação. A sequência de Ricciardo continou ruim, isso após já ter sofrido um acidente no segundo treino livre em Monaco. Enquanto isso, Sebastian Vettel conseguiu classificar sua Aston Martin para a terceira etapa, enquanto Stroll foi eliminado no Q1.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Enquanto alguns pilotos duelavam pelas últimas vagas para o Q3, as Ferraris e Red Bulls trocavam voltas rápidas sobre voltas rápidas. Ainda assim, Leclerc foi o mais rápido, tanto no Q1 quanto no Q2, inclusive sendo o primeiro do grid a chegar na marca de 1m18s. A briga pela pole position prometia, com Sérgio Perez tendo um desempenho bastante semelhante ao líder do campeonato.
O monegasco marcou seu tempo de 1m18s376, o mais rápido do fim de semana, e se tornou o tempo a ser batido na terceira etapa da classificação. Na última volta mais rápida, com Verstappen, Perez e Sainz tentando conquistar a pole — e Leclerc melhorando seu tempo — o mexicano colidiu na entrada do túnel. Além de Perez bater a traseira da Red Bull, Sainz não conseguiu desviar, girou no mesmo lugar, e bateu a roda traseira no carro do rival.
Com o traçado bloqueado pelos dois carros parados na horizontal, a classificação foi finalizada sob bandeira vermelha. Assim, Leclerc conquistou a pole position novamente, após já conseguir tal feito em 2021. O monegasco é o primeiro piloto a ter duas poles em sequência em Monaco desde Rosberg em 2013 e 2014.
Já que não foi possível terminar suas voltas, Sainz ficou com a segunda posição, Perez foi o terceiro e o líder da Fórmula 1 e campeão mundial Max Verstappen largará na quarta colocação. A largada em Monaco está marcada para as 10h, horário de Brasília, deste domingo, 29.