Automobilismo

Lewis Hamilton se manifesta após ataques racistas à jogadores ingleses: ‘Nojento’

Divulgação / Instagram Lewis Hamilton

Jogadores ingleses sofreram atos de racismo em suas redes sociais após a decisão por pênaltis que deu o título da Eurocopa para a Itália em cima da Inglaterra, em partida disputada em Wembley, no domingo (11). Lewis Hamilton, conhecido também por sua atuação social fora das pistas, se manifestou sobre os ataques racistas.

Em postagem no seu Instagram, o piloto da Mercedes utilizou uma foto de Rashford, Sancho, Saka (que erraram suas cobranças) e Sterling (um dos destaques da competição) para defender os atletas. “O comportamento nojentos de alguns poucos mostra quanto trabalho ainda precisa ser feito”, escreveu.

Hamilton criticou a postura da sociedade, que tem uma visão e uma cobrança diferente com os atletas negros. “Temos que trabalhar por uma sociedade que não exija que os jogadores negros provem seu valor ou posição na sociedade apenas por meio das vitórias”.

Confira a manifestação completa no Instagram de Lewis Hamilton:

Hamilton defende atletas ingleses após vice-campeonato da Euro (Reprodução / Instagram Lewis Hamiton)

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

— Muita coisa passou pela minha cabeça enquanto eu via os momentos finais da partida ontem a noite. Por um lado eu estava orgulhoso de quão longe chegamos… estar na final e com um time com tanta diversidade é uma conquista enorme que deveria orgulhar a todos, mas, enquanto os jogadores se preparavam para cobrar os pênaltis, fiquei preocupado. A pressão por resultados é sentida por todos os esportivas mas quando você é uma minoria representando seu país, é uma outra camada de experiência. O sucesso é como uma dupla vitória, mas o erro parece um fracasso duplo  quando vem com abusos racistas — explicou Hamilton.

— Assim como vocês, eu queria muito aquela vitória, mas para mim, foi muito mais que vencer Eurocopas, foi é um cenário muito maior. Contudo, o comportamento nojentos de alguns poucos mostra quanto trabalho ainda precisa ser. Espero que isso abra um diálogo sobre aceitação. Temos que trabalhar por uma sociedade que não exija que os jogadores negros provem seu valor ou posição na sociedade apenas por meio das vitórias. Em última análise, todos na seleção da Inglaterra deveriam estar muito orgulhosos de suas conquistas e de como nos representaram — encerrou o inglês.

Não é a primeira vez que Hamilton se manifesta sobre ataques racistas. Na temporada 2020, o piloto utilizou camisas denunciando abusos policiais contra pessoas negras e sempre se ajoelha quando o hino nacional é executado antes das corridas – o ato é seguido por outros pilotos, mas não pelo grid completo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo