Futebol Internacional

Lille empata e vantagem na liderança do Campeonato Francês cai para um ponto

FOTO: DIVULGAÇÃO / LILLE

Sem conquistar o Campeonato Francês desde a temporada 2010/11, o Lille foi a campo neste domingo (16), com chances reais de novamente ser dono do troféu mais importante do futebol francês. Para isso, a equipe comandada pelo técnico Christophe Galtier precisava pelo menos de um empate contra o Saint-Éttiene, além de ter que torcer por um tropeço do PSG, que recebeu o Reims nesta rodada. No entanto, o Lille acabou não saindo do zero e ainda viu o PSG golear o Reims, o que fez sua vantagem na liderança cair para apenas um ponto.

Tratando a partida como a mais importante do clube na atual temporada, o Lille foi a campo com sua força máxima e, sem poder contar com a torcida nos estádios, os jogadores foram festejados pela torcida nas ruas até o caminho para o estádio Pierre-Mauroy.

Apesar de não estar mais brigando por objetivos no campeonato, o Saint-Éttiene mostrou logo cedo que a intenção era tentar surpreender o até então líder do campeonato. Em bom lançamento de Nordin ainda do campo de defesa, Bouanga finalizou firme de perna esquerda, mas o goleiro Maignan defendeu e mandou para escanteio. Pouco depois, em bola recuperada pelo meio, Hamouma apareceu pela direita e cruzou, mas André apareceu para cortar o perigo e salvar o Lille.

O time da casa também teve sua chance no primeiro tempo em boa jogada iniciada pelo meio. A bola chegou para Soumaré, que só escorou para Celik chegar chutando pra fora. O primeiro gol do jogo quase saiu em excelente jogada do brasileiro Luiz Araújo, que arrancou pelo meio, passou pela marcação do Saint-Etiénne, tabelou com Yilmaz e finalizou firme para acertar a trave.

Pressão do Lille, mas placar em branco no final

Na volta para a segunda etapa, o Lille teve logo duas chances antes mesmo dos cinco minutos. Na primeira, Luiz Araújo carregou pelo meio e tocou para Yilmaz pela esquerda. O turco cruzou na medida buscando Jonathan David, mas a zaga mandou pra fora. Na cobrança de escanteio, José Fonte subiu mais do que a zaga adversária e cabeceou pela linha de fundo.

Dez minutos mais tarde, Soumaré arriscou de fora da área, mas mandou no centro do gol e facilitou a defesa de Green. As duas equipes então resolveram fazer suas primeiras mudanças. No Saint-Éttiene, Abi e Aouchice entraram nas vagas de Nodin e Hamouma, respectivamente. Enquanto isso, no Lille, Ikone, Renato Sanches e Xeka substituíram Luiz Araújo, Bamba e André. O Saint-Éttiene chegou ainda a ameaçar o Lille aos 27, quando Trauco desceu pela esquerda e cruzou, mas parou no goleiro Maignan.

Precisando de gols, Christophe Galtier resolveu mexer no ataque do Lille e mandou a campo Yazici, que substituiu Jonathan David. Logo na sequência, Renato Sanches arriscou de fora da área e mandou pra fora. A última chance do Lille foi em cobrança de falta, quando Yazici finalizou firme e carimbou a trave.

Com o empate, o Lille chegou a 80 pontos no Campeonato Francês e se mantém na liderança, mas agora com apenas um de vantagem para o Paris Saint-Germain, que tem 79. Para ficar com o título, a equipe terá agora que vencer o Angers, fora de casa, na última rodada. Caso não consiga vencer, o Lille precisa ficar na torcida contra o PSG, que, também fora de casa, mede forças contra o Brest. Toda a rodada será disputada no próximo domingo (23), às 16hs (de Brasília).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo