Basquete

Mamba Day: O legado de Kobe Bryant que permanece vivo

Mamba Day lembra o legado de Kobe Bryant
Foto: Divulgação/Los Angeles Lakers

Dia 24 de agosto sempre é um dia especial para todo fã de basquete, é o chamado “Mamba Day”, que combina as duas camisas usadas por Kobe Bryant, aposentadas e eternizadas pelo jogador. Multicampeão e ídolo do Los Angeles Lakers, faleceu em Janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero que deixou nove mortos, mas o seu legado continua vivo.

Apelidado de “Black Mamba”, Kobe tem uma identificação com o Los Angeles Lakers como poucas vezes vistas no basquete. Em 20 anos de equipe, foi 18 vezes All-Star, venceu cinco vezes a NBA, sendo MVP em duas finais, além de ser medalha de ouro com a seleção dos Estados Unidos em Pequim e em Londres. Recentemente, em 15 de Maio, Kobe Bryant foi homenageado e teve seu nome no Hall da Fama da NBA, colocando seu nome de vez na história.

+Em noite de homenagens, Kobe Bryant entra no Hall da Fama da NBA

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Foram dez temporadas usando dois diferentes números que dão significado ao “Mamba Day”, e Kobe conseguiu o feito de ter os dois números aposentados pelo Los Angeles Lakers. Quando estreou na NBA com 18 anos, até então o mais jovem a entrar na liga, usando a 8, Bryant foi um astro que logo explodiu e ao lado de Shaquille O’Neal conquistou um tricampeonato, entre os anos de 2000 e 2002. Ainda com o primeiro número, Kobe fez uma partida histórica contra o Toronto Raptor em que ele anotou 81 pontos, segunda maior pontuação de um jogador na NBA.

Em 2006, Kobe Bryant trocou o 8 pelo 24, número usado por ele em tempos de colégio, e sem a parceria de Shaq, era momento de assumir o protagonismo dos Lakers. Dois anos depois, o jogador venceu o seu único prêmio de MVP após ser o cestinha da liga, e então a franquia de Los Angeles chegou em mais três finais consecutivas, perdendo inicialmente para o Boston em 2007/08, e vencendo o Orlando Magic na temporada seguinte e tendo a revanche contra os Celtics em uma incrível série de sete jogos.

Ainda após mais de um ano de sua morte, o legado esportivo de Kobe Bryant é vivo na NBA, seja com Anthony Davis falando seu nome quando acerta uma bola no estouro do cronômetro contra o Denver Nuggets, ou inspirando jovens como Devin Booker que leva consigo a frase dita de Kobe para ele: “Seja lendário”. E com todos os feitos dentro e fora de quadra, o legado do Black Mamba sempre se manterá vivo.

Números com as duas camisas:

Camisa 8 – 707 jogos, 16.866 pontos, 4 finais, 3 títulos

Camisa 24 – 639 jogos, 16.777 pontos, 2 títulos, um MVP

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo