Responsável por recolocar o Fortaleza na elite do futebol nacional, Marcelo Paz coleciona sete títulos e vaga inédita na fase de grupos da Libertadores, além de outros feitos na Copa do Brasil e Brasileirão.
LEIA MAIS:
- Ligação com torcida pode ser mais um fator para Vojvoda seguir no Fortaleza
- Fortaleza tem aproveitamento abaixo de 50% nos últimos quatro jogos e fica distante de vaga na Libertadores
TÍTULOS
Título da Série B em 2018 (no ano do centenário do clube) com direito ao acesso à Série A, duas Copas do Nordeste (2019 e 2022), quatro estaduais (2019, 2020, 2021 e 2022) e vaga inédita na Libertadores. Esses foram alguns dos feitos durante os cinco anos de Marcelo Paz na presidência do Fortaleza. Vivendo bons momentos desde que assumiu, em novembro de 2017, o mandatário tricolor é reconhecido como um dos grandes responsáveis por recolocar o Leão do Pici entre os 20 melhores times do futebol brasileiro.
Com mandato até 2024, Paz viveu bons momentos com sua equipe dentro das quatro linhas, mas atribui as ações realizadas no extracampo como responsáveis pelos resultados alcançados pelo clube. “Os resultados conquistados no Fortaleza nesses últimos anos não foram por acaso. Veio por meio de muito trabalho, que passa pela profissionalização do clube, dos dirigentes, que são remunerados, além do planejamento estratégico e do envolvimento com a torcida. Na gestão de um clube profissional, além dos resultados esportivos, é essencial ser transparente. Há todo um processo, que precisa ser bem feito”, disse.
DA TERCEIRA À PRIMEIRA DIVISÃO
Em 2017, Paz viu o Leão sair do buraco da Série C. No ano seguinte, a equipe conquistou seu primeiro título nacional com a oportunidade de jogar na elite no ano seguinte. Em 2019, veio a vaga inédita na Sul-Americana. De lá para cá, o clube venceu quatro vezes consecutivas o campeonato estadual e em 2023 buscará ser pentacampeão pela primeira vez.
LIBERTADORES
Após flertar com o rebaixamento para a Série B em 2020, o clube se reergueu e teve o seu “ano dourado” em 2021. Com uma campanha histórica no Brasileirão, a equipe terminou o campeonato em 4º lugar e se classificou de forma inédita para a fase de grupos da Libertadores. Na Copa do Brasil, a equipe chegou até as semifinais, igualando a melhor campanha da história.
“Se você chegasse para um torcedor em 2016 e falasse que o Fortaleza disputaria uma Libertadores em cinco anos, seria chamado de lunático. São feitos inesquecíveis, eu tenho muito orgulho de ter feito parte dessa trajetória, que envolve muito trabalho, organização, disciplina, profissionalismo e o apoio incondicional da nossa torcida, que esteve presente em todos os momentos”, expressou o presidente.
RECONHECIMENTO
Tendo reconhecido o bom trabalho frente ao Fortaleza, Marcelo Paz foi recentemente escolhido para chefiar a delegação brasileira nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, contra Coreia do Sul e Japão. O dirigente inclusive foi elogiado pelo técnico Tite.
MOMENTO ATUAL
Vivendo uma temporada de recuperação, o Leão do Pici teve um início de Brasileirão complicado, terminando o primeiro turno na lanterna. Com uma arrancada impressionante na segunda parte da competição – devido ao bom trabalho da diretoria juntamente com a comissão técnica em trazer reforços – a equipe agora briga por uma vaga na Libertadores.
HOMENAGEM
Os torcedores, aliás, homenagearam o mandatário em um mosaico especial para os 104 anos do clube. Além de trazer o atual presidente, o mosaico contou com uma foto de Alcides Santos, fundador do clube, e papéis erguidos pela torcida formando a idade do clube cearense. “Foi muito emocionante ver uma homenagem espontânea da torcida. Eu, como torcedor do clube, há oito anos só queria ajudar o clube a sair da Série C e não esperava que tudo isso acontecesse. Está marcado no meu coração, com muita alegria, e reforço ainda mais o meu compromisso de fazer tudo o que puder pelo clube”, finalizou Marcelo Paz.