Mais Esportes

Medalhista de prata em Tóquio, levantadora Roberta visita alunos de projeto onde começou no vôlei

Roberta leva medalha de prata a alunos de projeto (Créditos: Divulgação/Instituto Compartilhar)
(Créditos: Divulgação/Instituto Compartilhar)

Há 23 anos, Roberta começava a dar os primeiros toques em uma bola de vôlei, no projeto Instituto Compartilhar, em Curitiba, capital do Paraná. Mas ela nem pensava em se tornar uma referência para meninos e meninas que um dia sonham chegar no mesmo nível que a levantadora da Seleção Brasileira chegou.

De férias com a família em Curitiba, depois de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Roberta visitou o Instituto Compartilhar nesta quarta-feira (18) e aproveitou para mostrar a medalha para os alunos do núcleo central do projeto que estavam presentes. A jogadora, que foi recebida com muita festa, também ressaltou a importância do esporte para formação de novos talentos, mas além disso, como ferramenta para passar valores desde cedo nas aulas.

Roberta mostra medalha para os alunos do projeto (Créditos: Divulgação/Instituto Compartilhar)

– É emocionante demais receber esse carinho. Principalmente de crianças que estão hoje onde eu já estive um dia. Eu lembro dos meus treinos, das aulas no Tarumã, de toda a trajetória até chegar aqui. Sou extremamente grata a todos que ajudaram e compartilharam seus conhecimentos comigo. O esporte tem muito a acrescentar na vida das pessoas. Eu me tornei atleta, cheguei até a Seleção Brasileira e consegui uma medalha olímpica, mas os outros milhares de alunos saíram melhores daqui mesmo sem terem se tornado atletas. Precisamos olhar mais para o esporte, não só para o alto rendimento, não só de quatro em quatro anos – afirmou Roberta.

Roberta mostra a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio e a primeira medalha que ganhou na escolinha (Créditos: Divulgação/Instituto Compartilhar)

O projeto do Instituto Compartilhar foi criado por Bernardinho, técnico multicampeão do vôlei mundial, em 1997. Treinador de Roberta por quase dez anos como profissional, o comandante também aproveitou para falar sobre a importância do trabalho realizado pelo instituto e parabenizou a levantadora pela prata conquistada em Tóquio.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

– Nós queríamos prover um esporte de qualidade, seus valores, para as crianças. E ela dali se transforma numa vice-campeã olímpica! Foi um longo percurso, de muito esforço e muita dedicação. E sinto muito orgulho de ver toda essa caminhada, essa trajetória dela. E de poder ter participado de alguma maneira. Parabéns, Roberta, por essa medalha incrível. E que você continue brilhando e inspirando todas as crianças do compartilhar e de todo o Brasil – disse Bernardinho.

Roberta beija a medalha no pódio (Créditos: Reprodução/Instagram @robertaratzke)

Enquanto aproveita as férias, Roberta já está de olho nos próximos compromissos com a Seleção Brasileira. A levantadora foi convocada por José Roberto Guimarães para a disputa do Sul-Americano, que acontece na Colômbia, entre os dias 15 e 20 de setembro. A Seleção se apresentará em Saquarema-RJ, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), na próxima segunda-feira (23)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo