Mais Esportes

Mentor de Daiane dos Santos, técnico ucraniano Oleg Ostapenko morre aos 76 anos

FOTO: TIME BRASIL/TWITTER

Ex-técnico e coordenador da Seleção Brasileira feminina de Ginástica, Oleg Ostapenko faleceu neste sábado (30), na Ucrânia, aos 76 anos. Desde maio, o ucraniano estava internado após exames revelarem coágulos de sangue em seus pulmões. Ele foi submetido a duas cirurgias nesse período, além de sessões de hemodiálise para tratar um problema no rim. Nos últimos meses, membros da comunidade mundial da ginástica organizaram um crowdfunding para auxiliar nas despesas médicas, calculadas em €1.500 por mês (R$ 9 mil na cotação atual).  

A ex-ginasta Daiane dos Santos publicou nas redes sociais uma mensagem lamentando a morte de seu mentor. Com Ostapenko, ela conquistou o mundial de 2003 e chegou à duas finais olímpicas consecutivas, em Atenas e Pequim.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

— Hoje o dia começou triste, com uma grande dor no coração, nunca é fácil perder alguém que amamos, Oleg você foi mais que um treinador, um segundo pai, um amigo leal, conselheiro para uma vida inteira…. Em meu coração um mix de sentimentos, tristeza, saudade. Felicidade em ter aprendido com a sua sabedoria, gratidão a Deus por termos unidos os nossos caminhos — escreveu a ex-atleta.

Pela conta do Time Brasil, o COB falou com tristeza sobre a perda de Ostapenko, a quem se referiu como uma “lenda da ginástica”.

— Que tristeza receber a notícia do falecimento desta lenda da ginástica. Como disse Daiane dos Santos: ‘Ele foi mais que um treinador. Foi um segundo pai, amigo leal e conselheiro pra vida inteira’. Obrigado por tudo, Oleg. — escreveu.   

O Flamengo também lamentou o falecimento de Oleg Ostapenko, em mensagem no Twitter, e desejou “força aos familiares e amigos nesse momento tão difícil”. O rubro-negro carioca lembrou que o ucraniano foi treinador de Daniele Hypólito, atleta do clube desde 1995.

+ Hipismo: Brasileiros conquistam resultados importantes em torneios da Europa

Ao longo de 7 anos, Ostapenko esteve à frente da equipe feminina de ginástica do Brasil. Com sua chegada, as atletas começaram a ganhar destaque no cenário internacional, em especial, com as medalhas conquistadas em duas edições do Campeonato Mundial.

Em 2001, Daniele Hypólito ganhou a prata na prova de solo (Gante, na Bélgica). Dois anos depois, nos Estados Unidos, Daiane dos Santos assegurou a primeira medalha de ouro do Brasil na competição, também na prova de solo.

Em sua passagem pelo Brasil, Oleg Ostapenko classificou o país para sua primeira participação na prova de equipes dos Jogos Olímpicos – em Atenas (2004) – e repetiu o feito em Pequim (2008). Após a competição na China, o treinador ucraniano anunciou sua saída da equipe de ginástica. Oleg comandou, ainda, as seleções da Rússia e da Ucrânia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo