Os primeiros testes livres no GP do México começaram a demonstrar como o fim de semana no circuito deve se desenrolar nos próximos dias. Apesar de Bottas e Hamilton liderarem o Treino Livre 1, com o finlandês tendo 0s123 de vantagem sobre Max Verstappen (com o holandês marcando tempo com pneus duros), quando a pista estava limpa no Treino Livre 2, Max foi quase meio segundo mais rápido que as Mercedes.
Além dos carros da construtora alemã estarem rendendo menos que os motores Honda, Lewis também vem andando atrás de seu companheiro, Valtteri Bottas. No TL1, foram 0s076 entre os pilotos, enquanto no TL2 apenas 0s085 foi a diferença entre o finlandês e o britânico. Ainda assim, o rendimento próximo dos carros de ambos concluiu um dia consideravelmente positivo para Hamilton:
— O carro está com uma sensação boa no geral, e nós não tivemos grandes problemas hoje, estamos dando tudo que temos e a Red Bull só é um pouco mais rápida que nós no momento. Estamos tentando mexer nos arranjos e para tentar melhorias, mas é visível que está faltando downforce aqui e isso resulta nos tempos das voltas. Foi ótimo ver que muita gente veio hoje, e estou ansioso para continuar essa batalha durante o fim de semana.
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Considerando os tempos durante esse primeiro dia de treinos, a Red Bull colocou o sarrafo para a classificação, no sábado. O desempenho de volta rápida, com um kit de pneus macios, foi o principal da equipe austríaca, e algo que Bottas também destacou após os primeiros contatos com o circuito mexicano:
— Foi complicado começar o dia com pouca aderência e a pista suja. Isso dificultou ter uma leitura mais precisa do carro, mas de qualquer maneira, não pareceu um desempenho muito abaixo do que deveria ser. E isso significa que precisávamos de melhorias para o TL2. Nessa tarde [no TL2], o carro estava bom mas ainda queríamos achar mais tempo, porque as Red Bulls parecem rápidas. Elas parecem mais rápidas que nós no momento, e mostraram um ritmo forte nos pneus macios em voltas rápidas, então precisamos achar mais tempo se queremos lutar pela pole position.
O diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, lembrou também da situação da unidade de potência das Mercedes, que ‘estão aguentando bem a altitude’. Mais recentemente, os novos motores da fornecedora estavam apresentando problemas, resultando em diversas trocas no carro de Bottas, e uma troca parcial no carro de Hamilton. Ainda assim, Shovlin entende que há potencial de melhora nas próximas sessões no GP da Cidade do México:
— Nós tivemos um dia razoável. A primeira sessão de testes foi mais tranquila do que a segunda, mas a unidade de potência parece estar lidando bem com a altitude. Fomos focados no nosso programa de uma volta e de stints mais longos. É claro que temos tempo a achar em relação à Max, mas temos ajustes no equilíbrio do carro e espero que possamos diminuir esse intervalo. […] Não viemos aqui esperando facilidade, e é óbvio que temos trabalho pra fazer, mas comparado com outras sextas-feiras, nós tivemos um início bom.
A próxima oportunidade de Hamilton, Bottas e Shovlin testarem mais o ritmo da Mercedes no Autódromo Hermanos Rodriguez será no sábado, 6, na terceira sessão de treinos, às 14h. A classificação no México também é no sábado, a partir das 17h. Já a largada, no domingo, 7, está programada para as 16h.