Mesmo com efetivação de Fábio Moreno, o sistema defensivo da Ponte Preta não apresenta evolução.
Embora ainda sonhe com o G4 na Série B do Campeonato Brasileiro, Macaca amarga a pior sequência de gols sofridos pela defesa em toda a temporada.
LEIA MAIS: Ponte Preta tem retrospecto favorável contra o Náutico no Moisés Lucarelli
O goleiro Ygor Vinhas buscou a bola no fundo das redes em 16 ocasiões nos últimos 11 jogos da segunda divisão nacional: CSA (2), Sampaio Corrêa (1), Paraná (1), Botafogo-SP (2), Avaí (2), Operário (1), Confiança (1), Cruzeiro (1), Juventude (2), Guarani (1) e Cuiabá (2).
Neste período, Alvinegra só não trocou o camisa 1. Na lateral-direita, Apodi, titular absoluto, e Léo Pereira dividiram a função, além de Guilherme Lazaroni e Yuri na esquerda.
No miolo de zaga, Alisson, Luizão, Ruan Renato e Wellington Carvalho estiveram em ação.
CLEAN SHEET
A última vez em que a Ponte Preta não foi vazada ocorreu nos tempos do ex-técnico Marcelo Oliveira, na vitória em cima do lanterna Oeste, pelo placar de 1 a 0, no Estádio Moisés.
Em 24 de novembro de 2020, o resultado positivo foi construído com gol do lateral-direito Apodi.
SEIS JOGOS
As piores sequências da defesa campineira na temporada foi seis duelos consecutivos.
A primeira é entre janeiro e fevereiro nos compromissos diante de Corinthians, Internacional de Limeira, Palmeiras, Novo Hamburgo, Ituano e Ferroviária, até empatar sem gols com a Ferroviária.
Em agosto, nos tempos de João Brigatti, aponta gols sofridos frente Palmeiras, América-MG, Brasil de Pelotas, Vitória, Oeste e CSA, logo no início da Série B, até vencer o Afogados da Ingazeira, no interior pernambucano, pelo placar de 2 a 0, em duelo válido pela Copa do Brasil.
Por fim, na época de transição entre Brigatti e Moreno, então interino, Ponte Preta foi vazada por América-MG (2), Operário, Confiança, Cruzeiro e Juventude, até despachar o Guarani no Dérbi 197, em 06 de outubro, no Moisés Lucarelli, também por 2 a 0.
TABELA
Sem vencer há três jogos, a Ponte Preta ocupa, provisoriamente, o nono lugar na Série B do Campeonato Brasileiro com 48 pontos, quatro de desvantagem do G4 e a quatro rodadas do fim.
A Macaca volta a campo neste domingo, diante do Náutico, a partir das 16h, no Moisés Lucarelli.